x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 399

Destda X Apuração Simples Nacional

Rejane Santos

Rejane Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 11:59

Bom dia ,
Pessoal,

Estou em duvidas com relação a DESTDA. Voces poderiam me explicar o que é?Ja vi casos de empresas em escritorio de contabilidade que o cliente paga a guia ST ,e a empresa sendo do Simples Nacional deduz esse valor na apuração do Simples e o cliente tambem deduz esse valor na sua apuração tambem.No caso, a DESTDA vai impedir o acontecimento desses casos?

ROTSON UCHOA DIAS

Rotson Uchoa Dias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2016 | 12:04

Rejane, O sistema de substituição tributária, resumidamente falando, é o pagamento do icms nas entradas para que seja compensado nas saídas (apuração). Pelo que vi da DESTDA é obrigatório para todas as empresas do simples mesmo que a mesma não tenha movimentação que se refira a ST ou a diferencial de alíquota.
Nesse caso terá que ser feito a declaração de acordo com o prazo estabelecido pela sefaz do estado.

Acredito que não vá impedir os casos que você citou, a declaração ao meu ver seria a prestação da informação relativo a ST ou Diferencial de alíquotas.

Neste link de perguntas e respostas da destda pode ajudar também.

espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.