x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.547

diferencial de aliquota

Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 11:48

Bom dia!

Estou precisando mais uma vez de uma ajudinha nesse extenso assunto que é o diferencial de aliquotas.

Bem...temos uma empresa Simples Nacional, aqui em São Paulo, uma doceria. Ela comprou de fora do Estado (GO) leite condensado, veio destacado o icms de 12% - nesse caso tem que recolher o diferencial de aliquota? !

Adquiriu também garfos e colher (39241000) - que veio com o CFOP 6403 e destacado o ICMS de 4% - MG - também precisa recolher?!

E por ultimo : Comprou Pneu para o carro da empresa - veio de SC com o CFOP 6403 e ICMS de 4% - também recolhe?!

Deu prá ver que tenho muitas duvidas no diferencial de aliquota, né?

Será que alguem pode me ajudar?

Leandro Borges

Leandro Borges

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 13:28

Bem...temos uma empresa Simples Nacional, aqui em São Paulo, uma doceria. Ela comprou de fora do Estado (GO) leite condensado, veio destacado o icms de 12% - nesse caso tem que recolher o diferencial de aliquota? !
R: No caso de leite consensando aqui em SP, nao seria nem o diferencial de aliquota e sim a substituição tributaria. Entre os estados de SP e GO nao existe protocolo/convenio, entao a mercadoria vindo com CFOP 6.101/6.102 aqui voce iria reter a ST de forma que o imposto seria recolhido ate o consumidor DENTRO DO ESTADO DE SP.

Adquiriu também garfos e colher (39241000) - que veio com o CFOP 6403 e destacado o ICMS de 4% - MG - também precisa recolher?!
R: O mesmo vale aqui, porem, entre SP E MG já existe protocolo/convenio para este produto. (Conforme Protocolo ICMS 34/2009). Responsabilidade de retenção e pagamento pelo imposto do REMETENTE. Já teria de vir recolhido a ST para o estado de SP.

E por ultimo : Comprou Pneu para o carro da empresa - veio de SC com o CFOP 6403 e ICMS de 4% - também recolhe?!
R: Neste caso como é para o veiculo proprio da empresa, voce irá dar entrada como material de uso e consumo 6.556, pois é uma DESPESA para a empresa.
Desta forma terá apenas o diferencial á ser recolhido.
Pneu no estado de SP tem aliquota interna de 18%.
14% de recolhimento de diferencial de alíquota.

Se eu estiver enganado, por favor me ajudem tambem rsrsrs

abraço.

Leandro Borges.
Cruzeiro Contabilidade
Franca-SP
Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 16:57

Olá Leandro,

Boa tarde!

Obrigada por sua ajuda...posso abusar mais um pouco?! kkkk

Leite condensado - aqui em SP é 18% - Vou procurar qual o IVA que tenho que utilizar.

Garfos e Colher - verifiquei que nas informações complementares veio escrito: Conforme protocolo ICMS MG/SP - ICMS ST já recolhido . Nesse caso então não preciso fazer nada, certo?!



Leandro Borges

Leandro Borges

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 17:12

rsrsrs

sem problema. a gente tá aqui pra quebrar a cabeça mesmo e se ajudar.

NCM do leite condensado é 0402.99.00 certo?
IVA á 12% para se usar no calculo da ST é de 33,19% (alíquota de GO para SP 12%)

Ex.: Cálculo ST:

Valor de uma mercadoria que custe 125,00
vlr mercadoria x alíquota interes. 12% = 15,00
vlr mercadoria x IVA Ajustado 33,19% = 41,49 (quando fizer o calculo bata o "+" na calculadora) = BC ST 166,49 (BC antes do imposto)
166,49 x aliquota interna SP de 18% = 29,97
29,97 - 15,00 (ICMS proprio NF origem que voce tem por direito abater para nao pagar ICMS duas vezes) =
= ST á recolher é de R$14,97

Quanto aos garfos e colher a propria NF ja te deu a informação de que nao tem necessidade de recolhimento, pois a mesma ja veio com recolhimento ate o consumidor final dentro do estado de SP, pois foi justamente da forma que te falei, exist convenio entre SP e GO, dispensando SP de recolher novamente, pois a obrigação é sempre do remetente (quando há protocolo/convenio).

Espero ter ajudado, porque esse negocio de ICMS ST / IVA .... é bem complicado mesmo =)

Leandro Borges.
Cruzeiro Contabilidade
Franca-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.