x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.272

Receita sem emissão de NF

SERGIO CARVALHO DE MATTOS

Sergio Carvalho de Mattos

Prata DIVISÃO 1, Chefe Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 6 julho 2009 | 17:52

Caros colegas,

Quero pedir uma opnião a respeito de um cliente novo que apareceu aqui no escritório. Ao longo do ano de 2008 ele recebeu valores em sua conta corrente através de transferência eletrônica de pessoa física, porém não foi emitida nota fiscal nem tributado a receita.

Pensamos em colocar o valor mencionado na conta de resultado de exercícios futuros emitir a nota agora e apurar os impostos na data presente, no entanto a Lei 11.638 alterou o ref.

Dessa forma estamos confusos de qual seria a melhor saída, Acreditamos que emitir a nota com data presente e apurar os impostos com a data da entrada dos valores no banco seria outra alternativa interessante, mas como ficaria esses lançamento dentro da contabilidade.

Enfim, se alguém puder dar sua opnião agradeço,

Um abraço,

Sergio Mattos

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 14:35

Olá, aconteceu algo parecido conosco aqui.

Felizmente era uma ME/SN e a solução se deu da seguinte maneira:

O cliente tinha mandado confeccionar talonário dias antes da receita sem acobertamento fiscal.

Utilizamos um desses talões em branco para emitir NF com a data da entrada da receita, acobertando assim a operação, se questionados, afirmariam que utilizavam os 2 talões concomitantemente na loja.

As NF's emitidas foram devidamente registradas e os impostos recolhidos em atraso, com multa e juros.

Não é la muito engenhoso e talvez não seja uma opção para você, mais aqui acabou que deu certo...

abraços

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
Daniela Lima

Daniela Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 13:34

Estou com o mesmo problema, e como alguma coisa tem de ser feita, tomei as seguintes providências:

- Alertei a empresa sobre a prestação de serviço sem NF. Informei q em hipotese alguma se tem uma receita sem lastro (NF).

- Na contabilidade:

Lancei os valores para "Adiantamento de clientes". Emitirei uma nota com data de agora para tributar esta receita. Dando baixa na data de hoje em Adiantamento de clientes contra Receita de Serviços.

Isto né é exatamente o certo, porem nen sei se existe certo para esta situação ja que o erro vem desde o momento em que o serviço foi prestado e a nota não foi emitida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.