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FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

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Restituição de ISS

Everton Rocha da Silva

Everton Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 19:13

Colegas do Fórum,

boa noite!

Tenho um cliente Instituição Financeira que recolheu indevidamente por algum período o ISS.
Ele vai pedir restituição dos valores.
Gostaria de tirar duas dúvidas:

Para efeito contábil:
1 - No caso de ISS pago a maior, é cabivel a atualização do crédito?

2 - Se sim, devo atualizar pela Selic, ou algum outro indicador?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 10:03

Everton Rocha da Silva, bom dia.

O processo de restituição é meio complexo e requer uma série de documentos.

Quanto a Atualização, a propria prefeitura deverá fazer. Veja a seguir no link Pfmsp os trâmites legais para proceder a aludida restituição.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
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http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 10:48

Everton,

Só por curiosidade, gostaria, se possível, desde que resguardados os seus deveres de sigilo profissional, que explicasse um pouco melhor o porquê dos recolhimentos indevidos de ISS.

Serviços financeiros não são tributados?

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Everton Rocha da Silva

Everton Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 10:55

Revson,
Bom dia!

Desculpe-me, faltou um complemento de informação:

O Iss que o Banco recolheu indevidamente foram sempre ISS-Retido, sobre serviços tomados. Pelo fato da grandiozidade da empresa, eles meio que se perdem e recolhem várias vezes o mesmo tributo. (pagamento em duplicidade)

Mauro Sérgio Netto Gomes

Mauro Sérgio Netto Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 11:08

Senhores, bom dia.

Pegando uma "carona" no tema do nosso amigo Everton...

Como se dá esse processo de restituição, para eu que emiti uma nota em outubro e outra iqual em novembro, se caracterizando em duplicidade, de modo que no meu entendimento devo cancelar a segunda e pedir restituição desta, pois a guia foi paga.

A prefeitura tem um documento específico para requerimento, ou devo tratar como uma simples solicitação?
Aqui no fórum teria um modelo?

Quais os documentos envolvidos em todo esse trâmite?

Normalmente a Secretaria da Fazenda aceita esse tratamento por email, enviando toda a documentação?

Agradeço desde já a atenção.




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