x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 97.157

CFOP 5102 ou 5405??

manuela fabiano

Manuela Fabiano

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 21:54

Olá, trabalho em uma empresa de moto peças e tenho algumas dúvidas referentes a emissão de nota fiscal.
Somos simples nacional, meu contador sugeriu para eu usar o CFOP de acordo com o que está na nota de entrada.. Já meu antigo contador sugeriu usar 5102 ou 5405..
Gostaria de saber qual é o certo, visto que sou simples nacional e que em alguns produtos eu pago substituição tributária, mas revendemos peças e prestamos serviços, nossos clientes não pagarão por essa substituição..
Teria algum CFOP mais "universal" para eu usar?
lembrando que somos simples nacional e não geramos crédito.

Obrigada!!

Israel Fonseca

Israel Fonseca

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 12 abril 2017 | 09:41

Bom dia!!
Prezada Manuela,
De certa forma, entendo que as duas informações estão corretas, basta entender como aplicá-las...

1) Contador: "Você deve observar a nota fiscal de entrada"
Se você atua no varejo, vendendo peças e prestando serviços para consumidor final, os produtos sujeitos à ST já estarão com o valor de ICMS-ST recolhido na nota fiscal emitida por seu fornecedor, caso contrário, serão produtos tributados.
A indicação de seu contador não é pra você utilizar exatamente o CFOP que está na NF de aquisição, mas sim pra você identificar por estas notas se o produto é sujeito à ST ou não e, em seguida, reproduzir o mesmo comportamento em sua venda.
O único risco em trabalhar desta forma é que, se seu fornecedor emitir uma nota com tributação incorreta, consequentemente você dará continuidade no erro, sem perceber.

2) Amigo: "Você deve utilizar 5.102 ou 5.405"
Isso mesmo, para as mercadorias tributadas, venda com o CFOP 5.102, já para as mercadorias sujeitas à ST, venda com CFOP 5.405.


Minha sugestão:
Para identificar se o produto é ou não sujeito a ST observe também o "CST/CSOSN" da nota de entrada.


Atenciosamente,

rogerio calheiro dos santos

Rogerio Calheiro dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Atendimento
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 16:03

boa tarde tenho uma duvida minha loja tem 7.000 itens e agora estamos cadastrando no novo sistema usando os dois cfop 5405-5102 mas estou cadastrando de acordo com as notas mas 90% dos produtos eu não tenho mais as notas como eu faço para descobrir cfop para registrar sem ter as notas mais?

preciso por o sistema para funcionar urgente e estou com esse impasse...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.