x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 5.364

Icms Padaria em MG

Adriani dos Santos Carvalho

Adriani dos Santos Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 21:49

Boa Noite!

Recebi um cliente que está abrindo uma padaria em MG, e gostaria de saber como vou calcular o ICMS das mercadorias: pão frances e outros tipos de pães, leite, bolos, panetones, lanches, frios etc.
Ela vai vender toda a produção para um mercado (não vende nada para consumidor final). É ST? Como calcular? Recolher DAS?

Obrigada pela atenção, sou nova na profissão e agradeço o apoio de todos.

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 29 dezembro 2009 | 16:48

Olha, 1º vc precisa ver os produtos que ele comercializa e procurar no RICMS no anexo XV se possuem ST. Se não possuirem, procure no art. 42 da parte geral a aliquota correspondente.
Se ele for debito/credito tem que pagar o icms que é apurado pela dapi.
Se for Simples, deve registrar separadamente o que é tributado do que é st para o programa calcular corretamente o vr do imposto. Mas mesmo sendo simples, a empresa é obrigada a recolher o ICMS/ST da operação.

REINALDO ALVESV

Reinaldo Alvesv

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 18:23

estou precisando de ajuda, sobre icms de padaria, para bolos, paes, pao de queijos etc

quero saber qual a aliquota eu devo cadastrar no emissor de cupom fiscal para estes produtos, a empresa vende apenas ao consumidor final. Ela e optante pelo simples nacional.

a farinha vem tributada a 18% devo usar esta mesma aliquota

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.