x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 3.447

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 09:30

Bom dia João Alexandro

Com a redução Z vc deve elaborar o mapa resumo que servirá para lançamento no livro de saída.

Me envie um email que lhe transmito o modelo de mapa resumo e como deve ser feita a escrituração no livro de saída.

@Oculto


abçs

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Simone A. Francisco

Simone A. Francisco

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 11:37

Aproveitando o assunto, gostaria de saber, no caso de empresas optantes do simples nacional, como preencher o campos destinados às aliquotas do icms e valor de imposto devido no mapa-resumo. Pois na redução Z sai os valores de venda referentes a cada aliquota e o valor devido, mas os optantes do simples pagam uma aliquota diferente.

sds

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 14:44

Olá Simone,

As empresas do Simples Nacional não tem obrigatoriedade de manter o livro de saída, assim não encontrei um dispositivo legal.

Em relação a demonstrar a alíquota e o ICMS no cupom está em consonância com o Comunicado Cat 61/08.

Eu conheço duas formas de elaboração do mapa resumo:
alguns contribuintes optam por preencher a alíquota e o ICMS para ficar igual a redução Z, embora no livro de saída, apenas as colunas VC e OUTRAS serão preenchidas.

Outros optam por preencher no mapa resumo apenas as colunas: valor contábil e operações sem débito do imposto/outras.

Se algum colega possuir uma orientação baseada em dispositivos legais, seria muito bem vinda a informação.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
EDUARDO DOMINGOS DE LIMA

Eduardo Domingos de Lima

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 15:35

No final das Reduções Z, apos a informação dos meios de pagamento, ficam impressos uns desenhos, quadrados. E depois desses desenhos tem um rodapé com as informações do ecf (modelo, série, ...).
Eu posso descartar o final da redução Z (especificamente esses desenhos) ou sou obrigado a manter arquivada a redução z inteira? (esses desenhos parecem nao fornecer nenhum tipo de informação).

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 16:02

Olá Eduardo

Esses "desenhos" são importantíssimos para as empresas desenvolvedoras do hardware... caso haja algum problema com o equipamento, pela redução Z a empresa desenvolvedora consegue resgatar informações do equipamento. É mais ou menos isto... não sei explicar em termos técnicos, mas tb tive essa dúvida e perguntei a um técnico da impressora fiscal que me pediu "encarecidamente" para não descartar os "desenhos", pois se tratam de códigos.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Rafael Romano Clares

Rafael Romano Clares

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 17:05

Boa Tarde!

Tenho diversas dúvidas quanto à rotina de ECF.

É nosso primeiro cliente que trabalha com ECF.

Recebi dois arquivos da empresa de Automação que referem-se à Portaria CAT/52 e Ato Cotepe 17/04
Disseram-me que esses arquivos são o faturamento do mês da empresa.
Mas também pediram para eu conseguir as fitas de Redução Z com o meu cliente.

O que devo ter no final de cada mês para fazer os lançamentos?
Redução Z?
Mapa Resumo?

O que devo guardar e transmitir?

Ajudem-me por favor

Abs

Rafael Romano Clares

Depto. Contábil e Fiscal

FMC CONTABILIDADE


https://www.fmccontabilidade.com.br



Antes de imprimir pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.