x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 14.365

Compra para industrialização fora do estado

Ismailde Gomes de Andrade

Ismailde Gomes de Andrade

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 16:54

Boa tarde,

Pessoal,

Sou nova no assunto e gostaria de esclarecer uma dúvida... Comecei a trabalhar com uma empresa, indústria de calçados, localizada em Franca/SP. Tal empresa encontra-se no simples nacional. .. ela compra matéria prima do RS e de SC... as notas de entrada vem com CFOP 6101 e 6102, quando eu faço a escrituração lanço como 2101... porém a minha dúvida é se devo recolher o diferencial de alíquota do ICMS, pois na descrição dos produtos o ICMS destacado é de 4% e 12%.

Bruno Biana

Bruno Biana

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2017 | 17:10

Ismailde Gomes de Andrade,

Quando eu vender para outros estados, para consumidores ou distribuidores que estes sejam contribuintes do ICMS, quem paga o DIFAL é a minha empresa ou a deles?
R: Quando estiver se referindo ao DIFAL conforme a EC 87/2015 cc Convênio ICMS nº 93/2015, a cláusula nona suspende temporariamente o optante pelo simples nacional de arcar com este ônus, portanto fica responsável o destinatário pelo recolhimento ao seu estado. Caso a sua mercadoria possua substituição tributária e esteja elencado em algum Protocolo e/ou Convênio firmado com o estado signatário, deverá recolher o DIFAL a favor do estado, sendo destacado em campos próprios e embutido no seu total nota fiscal.

E no caso de compra, quando eu comprar matéria prima ou produtos para comercialização de outros estados, quem paga o DIFAL é o fornecedor ou a minha empresa que está adquirindo o produto