x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 679

Iniciando na contabilidade - Dúvidas e mais dúvidas

Eduardo Teixeira

Eduardo Teixeira

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Banco de Dados
há 6 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2017 | 22:20

Olá pessoal, tudo bem? Estou cursando Sistema da Informação, no inicio é normal pensar que seria apenas para fins tecnológicos todo o aprendizado, e eu estava correto. Entretanto, comecei a trabalhar como suporte técnico e tenho muitas dúvidas a respeito de cargas tributárias, legislações estaduais entre outros, confesso que ter que aprender sobre impostos como ICMS, ISS, PIS, COFINS tem se tornado algo bem difícil durante o dia-a-dia devido a minha tarefa como help desk. Poderiam me dar dicas de onde começar a entender sobre estes assuntos? Minhas dúvidas basicamente seria sobre como saber por exemplo qual CSONS utilizar, entre outros. Busquei muitos artigos na internet e confesso que alguns me ajudaram, outros pioraram ainda mais meu entendimento sobre o assunto. Estarei deixando meus contatos :

e-mail: @Oculto
Whatsapp: Oculto

Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2017 | 09:16

Bom dia Eduardo,

O que o Julio mencionou esta parcialmente correto,

mas os CSOSN são determinantes para a atividade da empresa;

101 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito - Quando a empresa paga ICMS para seu estado no percentual determinado no anexo.
102 - Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito - Quando a operação não é fato gerador de icms.
103 - Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta - Utilizado em alguns estados que dao isenção de icms na tabela de icms.
201 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária - - mesmo caso acima, porem, com produtos em ST.