x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 27.707

Nota fiscal eletrônica (pRedBC)

Maicon Rissi

Maicon Rissi

Iniciante DIVISÃO 3, Programador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 09:09

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Estou envolvido com o projeto de NFe e meus clientes usam apenas os seguintes CST: 00, 10 e 60.
Agora ganhei um novo cliente e ele usará o CST 20, só que nunca precisei trabalhar com este tipo de CST e na NFe é necessário informar um valor que talvêz vocês poderão me ajudar.
Trata-se do campo "pRedBC = Percentual da Redução de BC". Alguém sabe como eu chego neste valor?

Obrigado desde já,

Att. Maicon Rissi.

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 09:28

Bom dia Maicon

O percentual de redução de BC pode ser encontrado no Regulamento do ICMS de cada Estado. Normalmente no RICMS existe um anexo exclusivo que trata de produtos que possuem redução na base de cálculo. Assim, depende da legislação de cada Estado e tb depende do produto.

Em SP, por ex,. temos produtos que possuem redução na base de cálculo de 61,11%, outros 41,67%, outros 33,33%.

Normalmente nos softwares os programas que tratam da tributação do ICMS tem um campo para informar se determinado produto/operação tem redução na base cálculo.

Por ex.: O café em SP tem redução na BC de forma que a carga tributária final seja 7%.

Supondo uma operação de R$1.000,00 reduzindo a BC para 61,11% a carga final do ICMS será 7%.

1.000 x 0,6111 = 611,10 (1.000 - 611,10) = 388,90
ICMS 388,90 x 18 = 70,00

Se vc aplicar 7% diretamente sobre 1.000 = 70,00

Porém, nos documentos fiscais vc não pode aplicar a alíquota final, vc deve utilizar o CST 20 e indicar qual o percentual de redução na BC.

abçs

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Edson pinheiro

Edson Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Programador
há 14 anos Terça-Feira | 29 setembro 2009 | 17:35

Boa tarde colegas !!

Estou desenvolvendo un software para EMISSÃO de Nota Fiscal Eletronica.

E tenho duvidas nas formulas que calculam CST Classificação de Situação Tributária.
Criei uma planilha em EXCEL e enviei pra muitas pessoas e não encontrei a soluçã.

estou postando um link onde voces possam baixar a planilha caso consigam fazer estes calculos todos ou parciais por gentileza me retornem estou disposto a pagar pelo serviço.

http://www.oesteonline.com.br/ICM.xls

Veja na planilha o que destaca em vermelho isso faz parte do manual da NFE não pode faltar um campo.

Isso faz parde do manual de integração da NFE na pagia 108 a 114 .

link do manual ...http://www.oesteonline.com.br/manual.pdf

Obrigado.

Edson pinheiro

Edson Pinheiro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Programador
há 14 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 18:58

A empresa e atacadista e os produtos alimenticios .. (LUCRO PRESUMIDO)

Encomendamos o produto pro frabricante e revendemos para atacadistas e varejistas.

Temos varias situações de ICM nesta mesma empresa.

Preciso das fórmualas para cadastrar no sistema, sendo assim quem for emitir a nota ecolhera como fazer isso.

Ex. O contador orientou que um produto x utiliza a CST 70 ai vem 2 fórmulas.




Percentual da Redução de BC
Valor da BC do ICMS
Alíquota do imposto
Valor do ICMS





Percentual da margem de valor Adicionado do ICMS ST
Percentual da Redução de BC do ICMS ST
Valor da BC do ICMS ST
Alíquota do imposto do ICMS ST
Valor do ICMS ST



O que a primeira te a ver com asegunda ?

Quais campos terão que ser cadastrados manualmente e como calcular icm após preencher cada campo ?

Se for pra pessoa que emite a nota ficar com a calculadora fazendo formula de calculos de ICM será inutil criar um ERP concordam?

Acredito eu que no sistema tera que permitir as posiveis situações e tabelas de impostos para o "CONTADOR" ou alguem da área fiscal orientar a pessoa de como cadastrar o produto que tipo de tributação tem isto e o sistema tera que pegar os dados iseridos pelo usuário e calcular o imposto.



Sobre o link não sei porque mas quando clicamos ele coloca a tag < B > na frente http://www.oesteonline.com.br/ICM.xls < b >

Arranca este <B>no browser da frente que funciona

Elias Nunes

Elias Nunes

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 14 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2010 | 00:22

Bom dia a todos. Aproveitando o que foi postado por Enides Trevisan, em 15/09/2009, eu gostaria de saber onde eu encontro a previsão desses percentuais de redução de base de cálculo no estado de São Paulo. Alguma lei prevê esses percentuais de redução de 33,33, 61,11 e 41,67? Ou não tem previsão na lei e eu aplico cada um dependendo a que carga tributária devo chegar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.