x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 4.717

ISS Sobre Construção Civil MEI (MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUA

Alison Mendonça Martins

Alison Mendonça Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 10:02

Bom dia!!!

Sou MEI e irei pegar uma obra de construção civil de uma pessoa física, sendo assim pago na minha contribuição mensal o ISS, neste caso a pessoa fisica que esta me contratando deve pagar o ISS sobre a obra ou não é necessário por eu já fazer o pagamento mensal na minha contribuição?
Desde já agradeço quem poder me ajudar.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 12:28

Caro Alison Mendonça Martins,

O tomador (pessoa que te contratou) não precisa recolher ISS pois vc já recolhe de forma fixa, R$5,00 por mês.

No entanto recomendo verificar qual será o valor da Obra.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Alison Mendonça Martins

Alison Mendonça Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 17 janeiro 2018 | 15:45

Caro Reinaldo
Desde já agradeço a ajuda.

O valor mensal combinado fica dentro do limite mensal para o MEI.
A questão em si, se da pois a prefeitura quer que o tomador (pessoa fisica) faça o pagamento do ISS sobre a obra dizendo que a empresa não é o responsável total da obra.


Att
Alison Mendonça Martins

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 08:40

Caro Alison Mendonça Martins,


Pessoalmente concordo com a prefeitura, pois para existir o "ISS de construção" existe a necessidade de criar o "proprietário de obra" como Substituto tributário.

Seu questionamento está me levando a entender que vc está sendo contratado como construtor, atividade que (pessoalmente) entendo que não seja permitida pelo MEI.

Para o MEI são permitidas atividades específicas como pedreiro, encanador, eletricista, etc.

Por isso o problema que está tendo com a Prefeitura. Desculpe se estiver errado, mas estou tentando pensar como vc e como a prefeitura.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.