x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 4.373

ICMS nota fiscal para MEI

Tatieli Chaves Markendorf

Tatieli Chaves Markendorf

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 17:42

BOA TARDE,

Formalizei Uma Pessoa No MEI Para REVENDA DE MERCADORIAS DE ARTIGOS DE CUTELARIA, No ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Os objetos são enviados via correios, Com a Nova Exigência Por Parte Deles Tem Que Ter NOTA FISCAL. Como a maior venda é para fora do ESTADO (RGS) Como fica a questão do ICMS na hora da EMISSÃO DA NOTA FISCAL AVULSA ELETRONICA?
A empresa em questão algum DIFERENCIAL mesmo sendo MEI?

agradeço.

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 10:14

Tatieli Chaves Markendorf esclareça: "A empresa em questão algum DIFERENCIAL mesmo sendo MEI? "

Esta perguntando a respeito de DIFAL pago na venda em operação interestadual? Se for isso, como o MEI é modalidade do simples nacional não há DIFAL por conta da suspensão de aplicação da emenda constitucional 87 concedida através de liminar do Ministro Dias Toffoli do STF. Vide ADI5464.

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 10:32

Como eu disse, há a medida cautelar na ação direta de inconstitucionalidade que suspende a aplicação da emenda constitucional 87, inclusive para o MEI.

Eu já vi que há estados que estão "desobedecendo" esta decisão do superior tribunal. Não sei se é o caso no seu estado. Aqui em MG posso fazer uma nota de MEI para qualquer estado que não há aplicação de ICMS em carácter algum.

Se tiver problema com preenchimento do documento fiscal ou se o sistema insiste em calcular e cobrar ICMS, recomendo que entre em contato com a repartição fazendária mais próxima e questione a respeito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.