x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.118

Startup Aplicativo de Serviço

THIAGO CORREA DE MELO

Thiago Correa de Melo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 6 anos Sábado | 17 março 2018 | 21:54

Prezados, estou desenvolvendo um aplicativo de reservas de serviços. Resumidamente ele funcionará assim:

1) Profissionais se cadastrarão no aplicativo.
2) Os clientes acessarão o aplicativo e conseguirá reservar os serviços através do aplicativo.
3) Supondo que o serviço contratado custou R$ 100 reais.
4) Esse valor será pago diretamente ao profissional em sua visita.
5) O download do aplicativo será grátis mas sobre o serviço contratado eu cobrarei uma comissão pela utilização do sistema.
6) Para cobrar ao cliente o percentual de comissão eu enviarei um boleto gerado através de um portal online que presta esse serviço de emissão e envio do boleto.

A minha dúvida é o seguinte:

1) Eu preciso emitir nota fiscal para esses profissionais quando enviar a boletas ou posso fazer isso como CPF sem emitir nota?
2) Eu preciso de CNPJ para isso ou posso fazer esse processo como CPF?

Obrigado.

LARYCE PEREIRA DE FARIA

Laryce Pereira de Faria

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 6 abril 2018 | 17:05

bOa tarde ,


Estou com uma duvida parecida


eu estou abrindo uma empresa que prestara serviço por aplicativo

1° solicitaram o serviços por aplicativo e a diarista cadastrada no aplicativo recebera o aviso e prestara a limpeza necessária , porem eu pagarei a ela a porcentagem do serviço . A minha duvida é se esse valor que recebi terei que emitir na prefeitura o valor do serviço , so que seira com o total prestado , ou somente do valor em que recebi , pois já paguei a diarista pelo serviço


alquém conhece como funciona essas empresas que prestam serviços por aplicativos de diaristas?

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 17:13

Caro Thiago Correa de Melo,

Existe a necessidade de emissão de nota fiscal pois vc está prestando um serviço, quando a se inscrever como pessoa jurídica ou pessoa física, recomendo que procure um contador presencialmente pois este poderá verificar de qual forma vc terá uma carga tributária inferior.

Cara Laryce Pereira de Faria

Não entendi o seu posicionamento no serviço descrito. pode explicar melhor, por favor


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
LARYCE PEREIRA DE FARIA

Laryce Pereira de Faria

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 15:40

Boa Tarde , Reinaldo


Estou numa seguinte situação

1° Meu cliente assinou um contrato de SCP, certo . Porém ele ainda não tem a empresa , pois a assinatura do contrato é para constituição dessa empresa .

2° Li em vários lugares que sempre já existe uma empresa em operação , no caso do sócio ostensivo( que é o meu caso também , meu cliente é o sócio ostensivo , porem ainda não tem a empresa) e ai vem a SCP , tendo então a contabilidade diferente , até ai tudo bém.

3° O que não sei o que fazer é em relação em abrir a empresa , pois a SCP já existe e o investidor colocou a grana na ideia do meu cliente . Inicialmente , tenho que criar um CNPJ para a SCP ,certo?? e então abrir a empresa para controlar a SCP ,certo? e a minha duvida é que não existe a operação da empresa do meu cliente , ela partira do inicio de suas atividades apos o recebimento de sua atividades .

4° entendo que neste caso , a empresa simplesmente terá a receita da SCP , CERTO?

5° a empresa quer prestar serviço por aplicativo na are de limpeza em geral , porém não haverá vinculo empregatício das domesticas , certo ?? ou terá sim vinculo empregatício ? como uma empresa de prestação de serviço comum??

6° na visão do meu cliente funcionaria como o uber ., o aplicativo sera solicitado e encaminhara a pessoa para realizar o serviço

7° mais na minha visão teria sim o vinculo empregatício com as diárias , tendo em vista que elas irão trabalhar todos os dias , sera que poderia me ajudar nisso ?

sou nova em relação a esses tipo de empresa e já pesquisei e li varias coisas e até agora estou com muitas duvidas .

8° que tipo abrir empresa abrir para ele , seria bom uma LTDA?? ou pelo fato de ser um aplicativo e ter o cadastro das diaristas e deveria eu tratar , seria registando todas na empresa???

pode me ajudar?


Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.