x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 825

Entrada Operacional (Impostos sobre Receita )

Santorini

Santorini

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 16:29

Boa tarde;

Alguém poderia me explicar o por que da empresa onde trabalho alocar os pagamentos de ISS / PIS / COFINS (imposto pago sobre receita) como uma entrada operacional no fluxo de caixa, deixando por vezes a entrada negativa no dia?

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Sábado | 12 maio 2018 | 08:13

Como a empresa trabalha com fluxo de caixa e toda vez que ele vende um produto ou presta um serviço tem uma receita e deverá ser computada como receita do mês, diz aí o art. 85, §2º, da IN da SRF 247/2002, então, ele registra as saídas do dinheiro com pagamento dos tributos no caixa.
Acredito que seja em decorrência disso, não sei ao certo!

Art. 85. A pessoa jurídica, optante pelo regime de tributação do Imposto de Renda com base no lucro presumido, que tenha adotado o regime de caixa na forma do disposto no art. 14, deverá:
I - emitir documento fiscal idôneo, quando da entrega do bem ou direito ou da conclusão do serviço; e
II - indicar, no livro Caixa, em registro individualizado, o documento fiscal a que corresponder cada recebimento.
§ 1º Na hipótese deste artigo, a pessoa jurídica que mantiver escrituração contábil, na forma da legislação comercial, deverá controlar os recebimentos de suas receitas em conta específica, na qual, em cada lançamento, será indicado o documento fiscal a que corresponder o recebimento.
§ 2º Os valores recebidos antecipadamente, por conta de venda de bens ou direitos ou da prestação de serviços, serão computados como receita do mês em que se der o faturamento, a entrega do bem ou do direito ou a conclusão dos serviços, o que primeiro ocorrer.
§ 3º Na hipótese deste artigo, os valores recebidos, a qualquer título, do adquirente do bem ou direito ou do contratante dos serviços serão considerados como recebimento do preço ou de parte deste, até o seu limite.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.