x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 480

sem fins lucrativo, iss ou icms. manipulação

RICARDo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 2, Tecnólogo
há 6 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 21:04

Estou como uma dúvida.

Uma instituição sem fins lucrativos administra cursos. Mas em seu CNPJ consta uma farmácia de manipulação, hoje ela recolhe o ICMS, mas todas as outras farmácias, do mesmo ramo, (com fins lucrativo) recolhem ISS.

Pergunta, essa farmácia pode recolher ISS também ou somente ICMS devido o fato de não ser optante pelo simples nacional?

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 24 maio 2018 | 08:58

Caro Ricardo,

O STJ reconheceu que a manipulação de medicamentos tem de ser tributada pelo ISSQN, pode verificar isso no site do Conselho Regional de Farmácia, estou postando o endereço do CRF-SP com a matéria.

portal.crfsp.org.br

O fato de ser ou não optante do simples nacional não determina se vai recolher um imposto ou outro, no seu caso deve recolher ISS.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
RICARDo

Ricardo

Iniciante DIVISÃO 2, Tecnólogo
há 6 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 08:02

Caro Reinaldo,

Fico grato por sua orientação.

Minha pesquisa concluiu exatamente isso que vc colocou, no então, nosso contador alega que há uma disputa judicial entre o Estado e as Farmácias de Manipulação e que isso pode causar tributo retroativo para quem estiver optando pelo ISS caso o Estado vença.

Um sugestão dele foi que dividisse-mos a tributação de cada medicamento. Fiz um calculo, sem exatidão claro, e estamos emitindo 2 notas para cada medicamento. Isso faria com que caso o Estado vença nós não iriamos pagar o retroativo.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.