x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 21

acessos 11.999

Lançamento Livro de Entrada

Renata Smithy

Renata Smithy

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 14:29

Meu cliente é SIMPLES NACIONAL:

- recebe nota de compra CFOP 5401

Valor Total da Nota: R$ 4987,26
Base Cálculo do ICMS 4.097,00
Valor ICMS: 737,46
Base Cálculo ICMS Subst.: R$ 6.464,78
Valor ICMS Subst.: R$ 426,19
Valor total do IPI: R$ 464,07

- recebe nota de compra CFOP 5106/5403

Valor Total da Nota: R$ 1291,19
Base Cálculo do ICMS 1178,11
Valor ICMS: 212,06
Base Cálculo ICMS Subst.: R$ 558,62
Valor ICMS Subst.: R$ 45,60
Valor total do IPI: R$ 67,48


Por favor, como fica o lançamento no livro de entrada?

Grata pela atenção

Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 14:37

Boa tarde Renata.
Empresas optantes pelo simples nacional nao devem creditar-se do icms no ato de entrada.

Sendo assim,

CFOP 5401

VALOR CONTÁBIL 4.987,26
VALOR OUTRAS 4.561,07
ICMS RET POR ST. 426,19
em todos os sistemas existe esse campo para o lançamento do icms da s.t.

CFOP 5106/5403

VALOR CONTÁBIL 1291,19
VALOR OUTRAS 1245,59
ICMS RET POR ST. 45,60


abraço

[email protected]
15 81015365
Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 11:06

Bom dia Renata.

O icms ref. a s.t. só é recolhido por seu cliente quando ele comprar fora do estado e no ato da saida da mercadoria emite-se uma guia gnre para recolher o icms .

Dentro do estado as empresas repassam o custo da s.t. ja nos produtos, então nao precisa recolher nenhuma guia a parte em se tratando de COMPRA.


Juliana, vc quer a base para saber qual procedimento?

[email protected]
15 81015365
Juliana Arruda

Juliana Arruda

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 11:25

Bom dia Renata ...

A responsabilidade Tributária nas operações sujeitas a substituição tributária, pelo recolhimento do imposto incidente em todas as operações (até o consumidor final) será atribuída ao fabricante, ou importador, ou ainda ao estabelecimento atacadista (conforme prever o dispositivo legal), os quais deverão calcular e reter o ICMS sobre o preço de venda do produto no varejo, ficando os demais contribuintes da cadeia dispensados de recolher o imposto nas saídas que praticarem.


Juliana Arruda

Juliana Arruda

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 11:58

Estou perguntando porque conforme ...

Artigo 278 - O contribuinte substituído, relativamente às operações com mercadoria ou prestações de serviço recebidas com imposto retido, escriturará o livro Registro de Entradas e o Registro de Saídas na forma prevista neste regulamento, com utilização da coluna "Outras", respectivamente, de "Operações ou Prestações sem Crédito do Imposto" e "Operações ou Prestações sem Débito do Imposto" (Lei 6.374/89, art. 67, § 1º, e Ajuste SINIEF-4/93, cláusula sexta, com alteração do Ajuste SINIEF-2/96, cláusula segunda).

§ 1º - O valor do imposto retido ou de parcela do imposto retido, indicado no documento fiscal:

1 - não será incluído na escrituração da coluna "Outras";

2 - será indicado na coluna "Observações", ressalvado o disposto no parágrafo seguinte.

§ 2º - Na escrituração, no livro Registro de Entradas, de Nota Fiscal que acoberte operações interestaduais sujeitas ou não ao imposto, cujas mercadorias estejam sujeitas ao regime de substituição tributária, os valores do imposto retido relativo a tais operações serão lançados, separadamente, na coluna "Observações".

... ou seja o imposto retido na NF na entrada numa empresa optante pelo simples nacional, conforme o art. mencionado acima, deve ser lançado no campo "observações" e não no campo de Imposto Retido. Mas confesso que eu tinha o mesmo pensamento que o seu, mais acabei ficando em duvida. Você poderia me ajudar?

Renata Smithy

Renata Smithy

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 15:06

Boa Tarde Juliana!

Como ficaria os lançamentos no livro de entrada?

- recebe nota de compra CFOP 5401

Valor Total da Nota: R$ 4987,26
Base Cálculo do ICMS 4.097,00
Valor ICMS: 737,46
Base Cálculo ICMS Subst.: R$ 6.464,78
Valor ICMS Subst.: R$ 426,19
Valor total do IPI: R$ 464,07

- recebe nota de compra CFOP 5106/5403

Valor Total da Nota: R$ 1291,19
Base Cálculo do ICMS 1178,11
Valor ICMS: 212,06
Base Cálculo ICMS Subst.: R$ 558,62
Valor ICMS Subst.: R$ 45,60
Valor total do IPI: R$ 67,48

REGIANNE TERRA NETO

Regianne Terra Neto

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 10:39

Bom dia!!!!

Por favor estou com uma duvida sobre a escrituração de um comercio no simples nacional.

Vamos supor que eu compre um produto para revenda, e este produto tem IPI, na escrituração eu tneho colocar:
ex:
total da nf: 5.000,00
cfop: 1102
outros: 4.500,00
valor IPI: 500,00

Pois eu entendo da seguinte forma, qaundo vc faz o cadastro da empresa, e você coloca que a empresa é comerico e é simples nacional, ele libera o campo pra vc colocar o valor do IPI que veiod estacado na Nota.
eu tenhoq ue colocar mesmo ou não eu coloco o valor total em outros?

Pois eu entendo da seguinte forma, para o fisco seria assim: valor total do produto, frete, seguro, desconto, despesas acessorias é considero outros.
IPI é imposto que deve ser destacdo no seu campo, pois em uma fiscalização o fiscal pega uma nota do seu joão e ele vende um produto que tem IPI, mas ele não destacou, e você comprou mesmo assim, seria que você esta concordando que ele sonege imposto.

è a mesma Coisa da S.T. vc compra e na escrituração vc tem que colocar no campo de S.T. , pra que entao vc tem que colocar o valor, se o CFOP ja diz que este produto tem S.T.

gostaria que alguem me ajuda-se nesta duvida.
att,

bjs

Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 11:12

Bom dia Regianne ,
seja bem vinda ao fórum contábeis!

Vamos a sua duvida.

A empresa sendo comércio simples nacional .
Notas de compras , ela vai lançar valor contábil e outras.
valor total dos produtos e valor total da nota.

O valor do IPI (imposto sobre produtos industrializados), vc nao vai escriturar,
só faria, se fosse uma INDUSTRIA e fosse uma RPA, que no caso poderia aproveitar-se do valor destacado pelo seu fornecedor, ok?

No caso da s.t. o goerno pede para que vc escriture a s.t. pelo seguinte.
A guia paga quando vc compra com s.t. ou até mesmo o destaque na s.t. na nota de compra, é responsabilidade SUA. mesmo vc nao pagando nenhuma guia, o valor da s.t. destacado pelo seu fornecedor ele aplica no valor dos produtos.

O governo ficaliza se o seu fornecedor colocou o imposto proprio dele na operação.
Ja o icms ret. por s.t. vc precisa informar, para bater com a sua nota de compra.


são casos diferentes.

abraço

[email protected]
15 81015365
REGIANNE TERRA NETO

Regianne Terra Neto

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 08:17

Bom dia edimar, obrigada pela sua atenção, mas é estranho tudo né ..ai ai ai ...
as vezes queria poder bater uma papinho de perto com quem faz estas leis e exigencias.

obrigado pela sua atenção pode deixar vou ser mais frequente neste site.

abraços.

LUIZ

Luiz

Bronze DIVISÃO 3, Analista Tributos
há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 08:16

Bom dia!!

Tenho uma NF da VIVO com desconto, queria saber como proceder na escrituração de entrada da mesma?

Valor R$. 10.000,00
Desconto R$. 64,40

Como posso Lançar, o valor de outros e contabil fica como??

Obrigado desde já.

LUCIANA BERARDINELI

Luciana Berardineli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 16:30

Pessoal, empresa do simples nacional que recebe mercadoria com ST e a mesma é substituída deve escriturar assim??
CFOP 1403
VALOR CONTÁBIL 4.987,26
VALOR OUTRAS 4.561,07
ICMS RET POR ST. 426,19

Saída 5405
Valor contabil e outras somente?

Para o contribuinte substituído este é o procedimento? ele tem que pagar algum icms na entrada ou não? Me ajudem por favor!!!!


Vanessa Guerino

Vanessa Guerino

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 08:48

Olá Bom dia!

Gostaria de uma ajuda, trabalho numa empresa fabricante de parafuso, como fica entrada da nota.
Compra para industrialização
Vl. Total da NOta = 6.811,38
Vl. Total dos Produtos = 6.487,05

Base de calculo - 6.487,05
Valor ICMS - 778,43 - o NCM 000 ai o restante jogo em outras?

Base do IPI - 6.487,05
Valor IPI - 6.487,05 -o NCM 000 ai o restante jogo em outras?

Por favor, se alguem poder me ajudar.

Agradeço atenção desde de ja.

Vanessa Guerino

Vanessa Guerino

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 09:30

Ops, desculpe eu lancei errado :

Base do IPI - 6.487,05
Valor do IPI - 324,33

Pq é sistema aqui, mas vejo q nao esta alimentando o restante e sim lançando somente as bases e o valor dos impostos e o restante esta ficando em branco, por isso nao estou entendendo.

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.