x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 8.892

Lançamento CTRC

Everton Portela Durães

Everton Portela Durães

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 09:43

Bom dia pessoal do forum estou com uma duvida em relação ao laçamento fiscal de CTRC, minha é o seguinte, estou fazendo lançamento fiscal em meu sistema de CTRC todos com frete a pagar no sistema eu devo lançar o CNPJ do DESTINATARIO OU DO REMETENTE, e por ex: se o frete é a pagar e o remetente é de são paulo e o destinatario é do rio grande do sul é uma opreção estadual ou interestadual.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 13:28

Olá Éverton e Gustavo!!

Entrem no link abaixo que vão encontrar um vasto material em tópicos já existemtes no Fórum sobre este assunto;

Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=fretes+CIF+e+FOB&sa=Pesquisar" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.google.com.br

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Everton Portela Durães

Everton Portela Durães

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Financeiro
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 14:12

Desculpe pessoal do forum vou refazer minha pergunta que está mal formulada.

O QUE QUERO SABER É O SEGUINTE EU TENHO QUE FAZER A ESCRITURAÇÃO FISCAL DOS CTRC, NESSA EMPRESA TODOS OS FRETES SÃO A PAGAR, EU DIGITO O NUMERO DO CTRC A DATA DO CTRC AI EU COLOCO O CNPJ DE QUEM DO REMETENTE OU DO DESTINATARIO, É ISSO QUE PRECISO SABER.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 20 outubro 2009 | 14:24

Éverton, tudo isso está no link que te passei!!

Você tem que ver quem contratou o frete, pode ser o remetente ou destinatário, é o tomador do serviço que você vai colocar.

Veja lá a definição de CIF e FOB que você vai entender melhor.

Senão eu teria que digitar tudo aqui de novo.

Existem situações que pode ser o destinatário e outras que pode ser o rementente.

Evite escrever em CAIXA ALTA, pois está nas regras do Fórum.

Bom estudo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
DONIZETI APARECIDO PEREIRA

Donizeti Aparecido Pereira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2009 | 17:18

Everton Portela Durães
boa tarde em relação a sua duvida
(EU DIGITO O NUMERO DO CTRC A DATA DO CTRC AI EU COLOCO O CNPJ DE QUEM DO REMETENTE OU DO DESTINATARIO)
bom eu digito o cnpj do destinatario, o fic e o fob eu digito no sintegra pois la que tenho que informar que esta pagando pelo serviço e quem esta tomando o serviço.
o programa que eu utilizo e da contimatic, entao eu faço dois lançamentos, um na escrituração fiscal para apurar o imposto, e o outro no sintegra.
espero ter ajudado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 14:11

Boa tarde Duda !

Vou transcrever a resposta postada em tópicos do Fórum:

Esses termos, embora tivessem sido criados para constar nas cláusulas de comércio exterior, acabaram com o decorrer do tempo sendo adaptados para as operações realizadas no mercado interno, essas obrigações, no que tange ao transporte de mercadorias, resumem-se no seguinte:
- CIF (Cost, Insurance and Freight - Custo, Seguro e Frete): nas operações mercantis com este tipo de cláusula, o estabelecimento vendedor compromete-se a realizar o transporte das mercadorias até o estabelecimento do comprador ou contratar, por sua conta e nas condições usuais, o transporte destas, essa parcela deverá compor a base de cálculo do ICMS.

- FOB (Free on Board - Colocado livre a bordo): nas operações mercantis com este tipo de cláusula, o estabelecimento comprador compromete-se a retirar as mercadorias ou contratar, por sua conta, o transporte destas. Não há que se cogitar em exigência do ICMS sobre o transporte de mercadorias realizado pelo próprio comprador (transporte de carga própria), por não ficar configurada uma prestação de serviço, condição essencial para caracterização do fato gerador do imposto.


Postada pelo Junior no link:
https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/42582/frete-cif-e-o-fob/

Você pode também, ir diretamente no campo de "Pesquisa" aqui do Fórum, bem no início desta página na sua direita e pesquisar "Frete CIF e FOB" que você vai encontrar os tópicos à respeito.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.