x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 5.206

Nota com Redução de ICMS + IPI na Base de calculo

Gustavo Conchal Richiardi Souza

Gustavo Conchal Richiardi Souza

Bronze DIVISÃO 1, Desenvolvedor
há 14 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 09:32

***DESCULPEM JÁ HAVIA CRIADO ESTE TÓPICO MAS NO LOCAL ERRADO, E COMO NÃO HAVIA NENHUMA RESPOSTA AINDA, RESOLVI CRIAR NO LOCAL CORRETO, POR FAVOR RESPONDAM***


Estou com uma dúvida para calcular a base de calculo de ICMS da nota, quando a nota é para cliente final (consumidor), ou seja, o IPI deve entrar na base de calculo do icms, e um dos itens tem redução do ICMS e também tem IPI. Vou colocar alguns números como exemplo à baixo e se alguém puder mostrar como seria o correto, agradeço.


Produto 1
Vlr - R$ 1.000,00
Redução - 60%
ICMS - 18%
IPI - 10%

Produto 2
Vlr - R$ 1.500,00
Sem Redução
ICMS - 18%
IPI - 10%

Qual seria a Base de calculo do ICMS?

MInha dúvida basicamente é se quando o produto tem redução de ICMS o vlr do IPI é aplicadoantes ou depois da redução.

Rose Telles

Rose Telles

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 16:07

Gustavo,

De que produto / classificação fiscal você está se referindo.

Estou perguntando porque vários produtos que possuem redução na base do icms " não tem aplicabilidade para consumidor final"

Rose

Marcos Spiazzi

Marcos Spiazzi

Iniciante DIVISÃO 2, Desenvolvedor
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 12:04

Rose, bom dia!
Gostaria de saber a resposta para a pergunta do Gustavo supondo que o produto tenha aplicabilidade para consumidor final, ou seja, suponde que seja possivel a situação citada pelo Gustavo qual o procedimento?
O valor do IPI é somado na base de ICMS ANTES ou DEPOIS da redução de ICMS?
No aguardo!
agradeço antecipadamente!

Marcos

José Edgar dos Santos

José Edgar dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 12:14

Olá Pessoal. Minha dúvida é como contabilizar a Redução do IPI, levando-se em consideração que trata-se de uma empresa do ramo de comércio (que não tem recuperação do IPI. Como o Governo reduziu o IPI de alguns produtos. Foram emitidas Notas Fiscais de Devolução (com os produtos em estoque que foram contemplados pela redução) para os Fornecedor com o valor normal do IPI. Os fornecedores , por sua vez emitiram uma suas Notas Fiscais com os valores reduzidos do IPI, ficando a diferença (entre a Nota de Devolução e a Nota Devolvida pelo Fornecedor) a ser ressarcida pelo mesmo. Quais serão neste exemplo os lançamentos contábeis?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.