x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 585

Esse calculo de ICMS esta certo?

alex

Alex

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 13:19

Pessoal, vcs poderia me ajudar?

Sou empreendedor, e faço esse tipo de compra ha 2 anos(todos os meses), porem agora nos utimos 3 meses o contador começou a me cobrar ICMS das minhas compras de outros estados

Mas estou achando os valores meio altos

Eu sou do Parana, e a compra foi feita do Rio Grande do Sul,

Tinta, produto estrangeiro

Uma compra de 6 mil deu quase 1 mil de ICMS para eu pagar!!


i.imgur.com/yPpOxxK.jpg


Questionei por telefone, porque so agora começaram a me cobrar isso, ele disse se eu quiser ele pode verificar os outros meses... eu disse que nao era para fazer isso...... curiosos que nao tenho nenhuma pendencia no meu CNPJ, certidoes todas negativas..... parece que ele ta "criando" imposto para eu pagar sem a necessidade








William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 13:35

Resultado da sua consulta e cálculo automático do ICMS-ST
O produto consultado está enquadrado no regime de Substituição Tributária do ICMS e os cálculos foram feitos com sucesso.

Produto Pesquisado:

Amaciante/Suavizante
Classificação na Tabela CEST:

Segmento de mercadoria: 11 - Materiais de limpeza

Mercadoria: 11.008.00 - Amaciante/suavizante

Classificação na Tabela TIPI:

3809.91.90 - Outros

Fundamentações Legais da ST:

Resolução - 20 - 20/01/2017 - PR
Origem da Mercadoria

Estado de origem:Rio Grande do Sul
Estabelecimento de origem:Atacado
Estabelecimento de origem está no Simples:Não
Mercadoria importada:Não
Destino da Mercadoria

Estado de destino:Paraná
Estabelecimento de destino:Comercialização
Estabelecimento de destino está no Simples:Sim
Observações:

O resultado apresentado não considera a existência de isenções, reduções de base de cálculo, diferimentos, ou seja, benefícios fiscais existentes nas legislações estaduais.
Valores
Total mercadorias : R$ 6.000,00
IPI : R$ 0,00
Outras despesas : R$ 0,00
Seguro : R$ 0,00
Frete : R$ 0,00
Desconto Incondicional : R$ 0,00
Margem
MVA Ajustado 45,10%
Margem Original: 35,21%
Alíquota ICMS na
operação própria
12,00%
Alíquota ICMS no
estado de destino
18,00%
Alíquota adicional
N/A
ICMS na operação própria
R$ 720,00
Base de cálculo : R$ 6.000,00
ICMS ST
R$ 847,08
Base de cálculo : R$ 8.706,00
Valor total da Nota Fiscal
R$ 6.847,08

Apenas um ncm está no regime de ST e não existe protocolo ou convenio entre estados isso desobriga seu fornecedor realizar o calculo então a responsabilidade passa a ser sua.

alex

Alex

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 6 anos Sábado | 1 setembro 2018 | 09:59

É para consumo, minha empresa é simples nacional


Mas esta muito estranho esse valor, comprando diretamente do fornecedor vai sair mais caro que comprar de um revendedor qualquer

O que me deixa curioso é que nao existe pendencia nos ultimos 2 anos, pois sempre faço esse tipo de compra, é que entrou um funcionario novo la na contabilidade e a partir de agora começou a me gerar esses boletos


Minhas certidoes estao todas negativas, nao existe divida ou pendencia..




Postada:Sexta-Feira, 28 de agosto de 2015 às 16:57:44
Isabela,

Não sei como funciona ai em SP, aqui no ES quando a empresa é do lucro presumido se envia a DIEF(assim o não pagamento do ICMS basta consultar no Sefaz na agência virtual e lá irão constar os débitos. E no caso do Simples não tem como, só se fizer dívida espontânea. Fica ai uma dica, vale analisar com Sefaz...



Pelo que eu entendi, essa divida so é gerada se o contador quiser.. se nao gerar.. nao existe divida... ate porque como informei, compro esses produtos ha muitos tempo, e nunca tive que pagar boleto a parte

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2018 | 12:10

Alex,

Se é para uso e consumo você tem que pagar o Diferencial de Alíquotas do ICMS, que consiste na diferençada alíquota do ICMS destacado na nota fiscal e a alíquota interna do produto no seu estado.

Exemplo: a alíquota interestadual para os estados do sudeste é 12% e a alíquota no seu estado é 18%, a diferença é 6% e você tem que recolher.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.