x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 7.475

NF-e - importacao do xml, estoque, Sintegra

Rodrigo Barcelos

Rodrigo Barcelos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 14:54

Meus amigos, esta é minha primeira postagem. Vamos lá!!

Eu trabalho em um escritório de contabilidade e vários de meus clientes emitem e recebem NF-e. A notas emitidas por eles eu importo para o meu sistema contábil sem problemas, porém as notas dos fornecedores é que me causam dor de cabeça.

Por exemplo: O meu cliente compra uma caixa com 10cx de sucos. O xml desta compra virá com o produto caixa com 1 un. Porém meu cliente vende a unidade e não a caixa toda. Como é que farei para mandar essa informação para o Sintegra, se eu tenho que ter a informação do estoque?
Se eu importar o xml diretamente do fornecedor a descrição do que "entra" será totalmente diferente da que "sai'. O registro referente ao estoque no Sintegra ficará prejudicado desta forma.

Estou pensando por enquanto em Sintegra, mas a apartir de 2010, alguns destes clientes já estarão no Sped Fiscal. Nesse caso como farei isso?

Cabe observar que estou encontrando resistência de alguns clientes no sentido de eles digitarem nos sistemas deles as notas de entrada, já "convertendo" as entradas na nomenclatura das saídas.

Desde já obrigado pela atenção e parabéns pelo fórum. Apesar de ser minha primeira postagem, eu já tirei bastante dúvidas.
Abraços

Gilberto

Gilberto

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:07

Prezado Rodrigo Barcelos;

Vc disse que tem um programa que importa os XML´s das NFe dos seus clientes e fornecedores.
Estou precisando muito de um programa que faça esta importação.
Vc poderia me informar qual é este programa e como faço para adquiri-lo.

Agora fico te devendo a infomação que vc precisa. Espero que ja tenha conseguido.

Att...

André Vargas do Nascimento

André Vargas do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 17:35

Rodrigo, a maioria dos sistemas de informática hoje, já fazem essa conversão na hora da importação do xml; exemplo: GCM da Modelo informática.


Gilberto: Programas contabéis que fazem importação do XML:

Prosoft
Alterdata

Giovanni Alexandre

Giovanni Alexandre

Iniciante DIVISÃO 2, Controlador de voos espaciais
há 12 anos Domingo | 19 fevereiro 2012 | 22:40

A solução é fazer o cliente gerar o Sintegra, que é obrigação dele na verdade.

Trabalho com desenvolvimento de sistemas, sei como os clientes costumam reclamar sobre isso, mas não tem outro jeito.

Não sei se o seu sistema contabil oferece isso, mas no sistema que desenvolvemos e é utilizado por nossos clientes, eles informam no cadastro de produtos as unidades de medidas adicionais e o fator de conversão em cada uma delas.

Exemplo
Considerando que a CAIXA venha com 10 unidades.

O estoque é sempre controlado por UNIDADE (UN)

O fator de conversão será 10

Sendo assim, basta cadastrar a unidade de medida adicional no cadastro de produtos e ao obter o estoque do produto o sistema vai saber que a caixa que foi dado entrada no sistema representa 10 unidades do produto.

Dessa forma, se o cliente comprou 3 CAIXAS do produto, no relatório será exibido 30 UNIDADES.

Não sei se consegui explicar, mas é desta forma que funciona hoje em nosso sistema e funciona muito bem para todas as necessidades de nossos clientes.

Mas já aviso que o escritório fazer esse tipo de trabalho pro cliente é complicado, esse controle deveria ser feito na própria empresa. Seu trabalho vai complicar ainda mais em industrias onde é feita a montagem do produto, tendo que considerar perda na fabricação e etc.

André Vargas do Nascimento

André Vargas do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2012 | 09:20

Giovanni e quando o produto é fornecido em caixas com 36 unidades, e as vezes o fornecedor envia em caixas com 48 unidades, como ficaria?

Sobre o sintegra:

O sintegra é um arquivo péssimo, incompleto, não deve ser utilizado por escritórios contábeis em hipotese nenhuma.

O sintegra não possui nome de clientes e fornecedores, não possui faturas, portanto se o escritório contábil trabalhar com a importação dele, vai ter um sistema todo furado, sem controle do contas a pagar e receber de seus clientes, e sem controle dos nomes dos clientes e fornecedores.

Oriento a sempre utilizar os arquivos .xml para importação em sistemas contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.