x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 14.270

CFOP para retorno de mercadoria ou bem recebido para consert

Aguinaldo

Aguinaldo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2019 | 18:21

Senhores, Boa Tarde !
Estou utilizando pela primeira vez o emissor de nf-e gratuito disponibilizado pelo sebrae, e não consigo resolver um problema:

Um cliente recebeu algumas peças para conserto com cfop 6915 (Remessa de bem ou mercadoria para reparo ou conserto)
Agora que as peças foram consertadas, estou emitido a nf-e para acompanhar a mercadoria de volta (Finalidade da emissão = 4-Devolução de Mercadorias), utilizando o cfop 6916 (Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo).

Consigo assinar a nf-e, mas quando vou transmitir ocorre o seguinte erro:
327- Rejeição: cfop invalido para Nota Fiscal com finalidade de devolução de mercadorias [nitem:1]

Já entrei em contato com a sefaz sp e a mesma informou que os códigos de devolução, tem que constar nos cfops listados no Anexo XI.01 da nt2013.005v1.22 e, neste anexo não existe cfop para devolução de bem ou mercadoria para conserto ou reparo.

Preciso emitir esta nota fiscal e o programa recusa. Não sei mais o que fazer.
Peço orientação de algum colega, e desde já agradeço !
Aguinaldo

Rafael Dias de Oliveira

Rafael Dias de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 17:24

Aguinaldo Boa tarde,

Creio que o problema está em

(Finalidade da emissão = 4-Devolução de Mercadorias)
, pois este cfop não é de devolução, logo não pode a finalidade da emissão estar marcada como devolução, senão a rejeição sempre irá persistir. Basta apenas encontrar dentro do emissor onde mudar esta informação e tentar novamente.

Att,

Aguinaldo

Aguinaldo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2019 | 18:01

Rafael, Boa Tarde !
Eu percebi isso só depois de muitas tentativas e leituras, pois tecnicamente eu entendia que uma remessa de retorno de mercadorias consertadas, também era devolução, isso me confundiu na busca de uma informação simples e perdi muito tempo.
De qualquer forma agradeço demais a você, a contribuição e ajuda.
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.