x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 105.284

Nota Fiscal de devolução parcial

Romir de Alcântara Lamim

Romir de Alcântara Lamim

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 14:07

Olá caros colaboradores!!!

Gostaria de sanar uma dúvida: se uma indústria comprou matéria-prima e resolve devolver parte da mercadoria comprada, como ficaria a nota fiscal de saída? ficaria com o CFOP 5201 ou tem outro CFOP específico para esta situação?
(Obs: a mercadoria é tributado)
Eu posso realizar essa devolução parcial?

Desde já obrigado a todos pela ajuda!!!

José Renato Rodrigues

José Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2009 | 08:25

ola Romir,

como o José ja descreveu voce pode devolver parcialmente sim.

CFOP 5.201 qdo a compra foi uso p/ industrialização
CFOP 5.202 qdo a compra foi uso p/ comercialização

vale lembrar que:

deve se escrever o motivo da devolução, que é parcial, referenciar a nf de compra e sua data de emissão e por ultimo
se vei com IPI não se deve destacar na nf apenas indicar, porem o valor total da nf deve ter o IPI incluido.

a humildade vai adiante da honra
Vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Suporte
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 19:33

Modelo dos DADOS ADICIONAIS no caso de devolução:

DADOS ADICIONAIS

Material recebido com sua nota fiscal nº________ de xx/xx/xxxx e que estamos devolvendo-lhes por estar em desacordo com nosso pedido (Devolução Parcial)

______________________________________________________________

Caso a devolução seja total cite (Devolução Total)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 17:49

Boa Tarde!

estou com uma dúvida:

se fizer uma devolução parcial no ato da conferencia do pedido, posso assinar o canhoto da NF da venda de mercadoria?

Romir de Alcântara Lamim

Romir de Alcântara Lamim

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 09:55

Cara Juliana

Neste caso no momento em que o consumidor devolver a mercadoria você deve escriturar em sua própria nf de venda uma nf de Entrada com o CFOP de devolução.

Você deverá arquivar com você a nf da venda original -1ª via ( o consumidor tem que devolver a nf).

Qualquer dúvida estou á disposição!

Romir.

Romir de Alcântara Lamim

Romir de Alcântara Lamim

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 09:40

Juliana,

Sim, ele até pode fazer uma declaração para acompanhar a mercadoria por motivo de segurança, como ele é usuário final não tem como ele usar uma outra nf.
Como ele é consumidor final e de outro Estado, em uma suposta fiscalização a Declaração justificará a circulação da mercadoria.

Romir.

Frá

Frá

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 15:56

Boa tarde,

Sou nova aqui e gosto muito de ler o que escrevem(tira muitas duvidas).
Tenho uma duvida e gostaria de dividí-las com voces.
Fiz uma venda de 01 equipamento, e este é composto de varias peças.(na minha nf. saiu quantidade 01). Meu cliente quer fazer uma devolução parcial, e quer emitir no campo quantidade nº quebrado ex: 0,1677 .
Acredito que está errado. Alguem pode me ajudar? Obrigada!!!

Alinne Rocha

Alinne Rocha

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 15:01

Bom dia

Gostaria que me tirasse uma duvida, tem um orfanato que sobrevive
das notas fiscais que recebem de doação, essas notas podem ser de qualquer cidade e estado ou so da cidade onde se localiza o orfanato.


Alinne

Romir de Alcântara Lamim

Romir de Alcântara Lamim

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 16:13

Eufrasia, boa tarde!

O que pode ser feito é evidenciar na Nota Fiscal quais peças, ou até mesmo parte do equipamento em que está sendo devolvido. E na observação citar que é devolução parcial (ou do item.....) ref a nf......
Se for peças basta colocar a quantidade de peças ( un= 5 estará devolvendo cinco peças do equip. xxx) e se for parte de um equipamento será un= 1 (estará devolvendo uma parte do equipamento).

Espero ter ajudado.

Romir.

Romir de Alcântara Lamim

Romir de Alcântara Lamim

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 16:22

Aline, boa tarde!

A origem (Estado e Cidade) da Nota Fiscal não faz diferença, não conheço nenhuma lei que proiba os orfanatos receberem doações de outros Estados ( até porque isso seria sem sentido e sem justificativa).O que realmente importa é a prestação de contas, ou seja, qual a origem econômica do dinheiro doado e qual a sua aplicação.

Romir.

Nathan

Nathan

Bronze DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 junho 2012 | 10:47

Uma empresa de confecção observou que após a fabricação dos produtos, o tecido utilizado apresentou defeito. O fornecedor da matéria-prima solicitou que para devolução fosse feita uma NF de doação (dos produtos já prontos) e o ressarcimento do valor iria vir em forma de descontos nas próximas compras.
O procedimento é correto? Existe outra forma de realizar essa devolução?

ELISABETE DE DEUS

Elisabete de Deus

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 13:54

Alguem poderia me ajudar ref nf de devolucao nosso cliente vai devolver a mercadoriae ele e sn e tb danfe e outra emprea e rpa como posso imitir essa nf a pessoa quer a nf com credito e ipi na nf esta correto. desde ja agredeco sua atencao

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.