x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 183

Venda para os Estados Unidos pelo correio empresa do Simples

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 12:49

Colegas, boa tarde.

Por favor me ajudem...

Uma industria do Simples Nacional estabelecida no estado de SP vai vender seus produtos para um consumidor final que é dos Estados Unidos e os produtos serão enviados pelo correio...

Por favor, é permitido?

Como devo emitir a nota ? Quais os procedimentos necessários para eu realizar essa venda dentro da Lei e sem trazer problemas para a empresa??


Muito muito obrigada.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Sexta-Feira | 3 janeiro 2020 | 20:31

1) Por favor, é permitido?

RESP. Claro que é permitido exportar seus produtos!. Os produtos são sua propriedade, você vende para quem quiser, você pode doar, enfim, quem é proprietário pode dispor do que é seu como quiser. É sempre bom lembrar o artigo 1.228 do Código Civil:

 “O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha”.

Para não restar dúvidas que as optantes pelo simples nacional podem exportar observe o que diz o artigo 2º, I, da Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.676/2016:

"Art. 2º Poderão ser habilitados como operadores logísticos para realizarem despacho aduaneiro de exportação em nome de microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, quando por elas contratados:
I - a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
...".

2) Como devo emitir a nota?
RESP. Emita a NF-e e não ofereça a receita para a tributação porque o ICMS na exportação de mercadoria TEM IMUNIDADE conforme CF/88 (imunidade do art. 155, §2º, X, 'a'), Quanto aos tributos federais, igualmente, pois a Receita Federal já se posicionou a respeito na SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 95/COSIT.
Ora, se os Estados não querem o ICMS das grandes empresas, então, por qual razão iria tributar as optantes pelo simples nacional?

3) Quais os procedimentos necessários para eu realizar essa venda dentro da Lei e sem trazer problemas para a empresa??

RESP. Como é um contribuinte de São Paulo, então, proceda conforme a Portaria CAT nº 50/2005 e se for usuário da EFD (conforme opção da Portaria CAT nº 147/2009) deverá observar especialmente o artigo 4º-A dessa dita Portaria CAT nº 50/2005.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.