x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 136

Notas de entradas

keila regina sebastiao

Keila Regina Sebastiao

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 10:17

Bom dia
Minha duvida e a seguinte: Tenho um cliente que o cnae principal e de serviços de usinagem, tornearia e solda, a maioria das mercadorias que ele compra ele usa para serviços de usinagem, usa em alguma peça que o cliente manda para arrumar ou consertar, essas compras vem com o código 1102 de empresas simples nacional ou de empresas normais.
Como eu devo lançar essas notas no livro de entrada na parte fiscal , com que código, e se tenho que creditar do icms que vem das notas?
E como e feita a saída.
Por favor alguém pode me ajudar?
Obrigada
Keila

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 10:54

Bom dia Keila! Como vai?


Farei uma analise conforme conforme os relatos mencionados. Segundo seu relato o CNAE principal do contribuinte é de de serviços de usinagem, tornearia e solda. Se é "prestação de serviços" no meu entendimento as mercadorias adquiridas são utilizadas inseridas na mão de obra executada. Nesse caso segundo o meu entendimento não a que se falar em aproveitamento de credito tendo em vista que a maioria das mercadorias são adquiridas como "uso e consumo". Porém quando termino a mão de obra e da efetiva entrega for emitida uma nota de prestação de serviços e outra de venda da peça aplicada, nesse caso ocorreria a apropriação desse credito. Contudo verifique se nos CNAE's secundários de algum de comércio (compra e venda).

keila regina sebastiao

Keila Regina Sebastiao

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 11:05

Amaxiko
O CNAE secundário e de Manutenção e reparação de maquinas para industria metalúrgica, exceto maquinas ferramentas.
Então eu lanço essas notas como uso e consumo e jogo direto em outras ou isentas?
E quando eu recebo a nota de entrada 1901 eu posso lançar com este código e qual parte eu lanço como isenta ou em outras ou eu me credito do icms? ??
Muito Obrigada pela ajuda
Keila

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 13 março 2019 | 11:21

Então Keila...


Os CNAE's são de prestação de serviços, não existindo CNAE de comércio. As notas fiscais de aquisição serão escrituradas como uso e consumo (valor contábil e outras).
Em relação ao CFOP 1.901 - Entrada para Industrialização por encomenda, a mesma não é de seu cliente. É mercadoria de terceiros recebida para industrialização que após industrializada sera devolvida para o seu proprietário. Nesse conta escriture as mesmas em "valor contábil e isentas".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.