x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 96

Regularização de comércio MEI

Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 5 anos Sábado | 6 abril 2019 | 10:28

Caros colegas, bom dia

Ainda curso o quinto período e não tenho muito entendimento em algumas áreas e por isto venho aqui pedir a ajuda de vocês.

Tenho uma amiga que faz o preparo e entrega quentinhas (não serve almoço, apenas entrega), mas tem algumas empresas querendo fechar um pacote com ela e as mesmas exigem a NF, ela não tem ainda cadastro como microempreendedora individual.
Minha dúvida é a seguinte, após formaliza-lá, o que seria preciso para que a mesma emitisse a NFA-e?

CNAE será o 5620-1/04  Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar.

Como o MEI já tem o seu alvará impresso logo após formalização, ainda sim seria necessário solicitar algum alvará ou liberação da vigilância sanitária?

Desde já muito obrigado!

Atenciosamente,
Meyke Medeiros
[email protected]
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 09:15

Bom dia Meyke,

Além da obtenção do CNPJ como MEI, o que pode ser feito aqui, vocês deverão está atentos às exigências da Prefeitura Municipal para a obtenção do Alvará definitivo (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, etc), o que pode variar de município para município. 

Para a emissão de NFA-e é necessário cadastro junto à Secretaria da Fazenda do seu estado. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 10:09

Muito obrigado pela sua atenção Edvaldo,

É, vi que por se tratar de um comércio que lida com alimentos terei que obter um alvará junto a vigilância sanitária, além dos outros de costume para comércios em geral.

Eu andei pesquisando por NFA-e e tenho ainda algumas dúvidas. Após a obtenção do cadastro preciso ainda solicitar autorização para cada NFA-e emitida? Teria um limite para emissão mensal? Vi que no caso de NFA-e não preciso de certificado digital, correto?

Agradecido,

Atenciosamente,
Meyke Medeiros
[email protected]
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 10 abril 2019 | 10:26

Bom dia Meyke,

O limite segue o do MEI (R$ 81.000,00 ao ano - média de R$ 6.750,00 mensal). Aqui você poderá encontrar um manual, disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do RJ, sob todo o processo de cadastramento de usuário e emissão da NFA-e. É claro que muitas dessas instruções podem variar de estado para estado. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.