x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 4.009

CTRC com Alíquota do ICMS incorreta

Filipe Rezende do Amaral

Filipe Rezende do Amaral

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 09:26

Caros,
bom dia.

Vejam se podem me ajudar.

Recebemos alguns CTRC's com a alíquota do ICMS errada (alíquota correta 7% - alíquota descrita no CTRC 12%), logo, o valor total do CTRC aumentou.

Entramos em contato com a transportadora e explicamos o erro, esta informou que deveríamos devolver esses CTRC's, emitir uma nota fiscal de "Anulação de valor relativo á aquisição de serviços de transportes" CFOP 5.206 / 6.206.


Realmente precisamos emitir essa nota fiscal para devolução do CTRC's?

Se não, qual o procedimento correto neste caso?

Busquei em outros tópico mas não encontrei algo referente a CTRC com alíquota de ICMS errada.

Obrigado.

Odair José Corneto

Odair José Corneto

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 12:57

Boa tarde Felipe.

Realmente você deve emitir uma nota de anulação de valores, o prestador dará entrada nessa nota e fará um novo CTRC...

Esse procedimento está estampado no Ajuste SINIEF n. 2 de 04/04/2008..

Se permanecer dúvidas, fico à disposição.

Att.

maria isabel dos santos

Maria Isabel dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 12:39

boa tarde
é sobre CTRC DEVOLUÇÃO
Uma devolução cuja mercadoria vem do nordeste para São Paulo
o cliente nao aceita a mercadoria aí eu emito um ctrc de dev.
a transportadora recebeu para trazer essa mercadoria de volta emiti o CTRC .. e emiti fatura desse CTRC

Artigo 207 – O retorno da carga por qualquer motivo não entregue ao destinatário será acobertado pelo conhecimento de transporte original, desde que conste o motivo no verso desse documento..

ele volta com o mesmo CTRC, mas emito um aqui em sao paulo para cobrar o serviço de devolução

esta certo esse procedimento ???

nesse caso tenho que destacar ICMS ???
te agradeço muito, se puder me ajudar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.