x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 7.309

SPED Fiscal - Campo Transportador

Ericke César Cruz

Ericke César Cruz

Prata DIVISÃO 5, Gerente Controladoria
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 09:47

Bom dia a todos!!

Estou com uma dúvida no SPED Fiscal com relação ao frete quando o próprio cliente retira a mercadoria, neste caso eu devo informar que o frete é por conta do destinatário ou devo informar que não há frete? Caso seja por conta do destinatário devo informar o próprio cliente como transportadora na Nota Fiscal? E, caso informe que não há frete devo deixar o campo transportadora em branco?

Obrigado

Odair José Corneto

Odair José Corneto

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 12:53

Boa tarde Ericke.

Faço o seguinte...

quando o cliente retira com veículo próprio
informo que é por conta do destinatário e informo no campo transportadora "cliente retira".

quando o cliente contrata transportadora para retirar
informo que é por conta do destinatário e informo no campo transportadora o nome da empresa que efetuará o transporte.

à disposição.
Att.

Ericke César Cruz

Ericke César Cruz

Prata DIVISÃO 5, Gerente Controladoria
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 13:19

Boa tarde Odair,

Obrigado pela ajuda...
mas ainda tenho uma dúvida. Antes da obrigação da entrega do SPED Fiscal, quando o cliente retirava a mercadoria com veículo próprio eu informava no campo transportador da nota fiscal apenas "O MESMO", porém no SPED Fiscal há a obrigação de informar os dados da transportadora (CNPJ, IE, etc...), o que fica impossível neste caso. A única maneira que encontrei para dar uma solução para este problema por enquanto foi informar "Sem Frete" no campo Tipo de Frete da NF no SPED e deixar a transportadora em branco, somente assim consegui validar o arquivo, mas não acredito que esteja correto, afinal de contas na prática há um frete.

Odair José Corneto

Odair José Corneto

Prata DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 13:43

Ericke,

Se o cliente está retirando com veículo próprio não há a realização de frete (no sentido de prestação de serviço de transporte)... nesse caso deixe sem frete.

Leonardo Alcantara

Leonardo Alcantara

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 16 dezembro 2009 | 14:38

Confirmo o informado pelo nosso companheiro Odair, pois, a necessidade de colocar a informação de frete será nos casos de entrega de produto no local fora da empresa, pois é necessário levá-lo por algum meio de transporte. Como o próprio cliente é que retira, não há a necessidade de colocar o frete.
Resumindo, o procedimento feito pelo Ericke faz nesses casos está correto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.