x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 103

acessos 26.725

Preenchimento de nota fiscal

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 12:00

Alguem poderia me ajudar sobre o preenchimento de nota fiscal manual Mod 1? Minha empresa é uma oficina de funilaria pintura e mecanica está no lucro presumido.
Compro peças para colocar em conserto dos carros dos clientes que são pessoa juridica, então como aqui em campinas sp a nota não é cojugada, faço serviço em uma NF e em outra faço o lançamento das peças colocadas no veículo.
A minha dúvida é: nas mercadorias incidirão ICMS?
No campo da nota base de calculo ICMS , valor do ICMS devo destacar valores?
Compro peças de concessionaria que vem com CST 060 isso muda para mim alguma coisa?
E por fim o CFOP da minha nota deve ser 5.102 pra dentro do estado ou 5.405?

Pessoal preciso de uma orientação r´pido pois tenho que emitir essa nf hoje, e nunca emitimos nf de peças somente de serviços e estamos sem contador.

Grata

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 12:56

kelly,
se na nf do fornecedor veio com cst 060, voce tem que mandar com cfop 5405, nas operações internas,tendo em vista que a sua empresa já pagou pelo total da nf do fornecedor,exceto se for vender fora do estado, isto é se tiver protocolo, aí será outro procedimento
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 15:01

kelly,
nesse caso tem que ser 5102 a aliquota de 18% dentro de sp
obs: precisa tomar muito cuidado porque peças agora a maioria estão enquadradas na substituição tributaria, mas como não teve nf na época, voce tem que mandar tributado normalmente.
nos casos em que há aquisição de peças, a maioria vem com st, e nas suas saidas mnada com cfop 5405, exceto as que vieram sem nfs.
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 15:41

João vou te perguntar mais uma coisa.
Nunca emitimos notas de peças por isso estou muito confusa. Quando compro peças e o fornecedor fatura no modelo D1 ou se ele está no simples nacional, eu que estou no lucro presumido não tenho direito ao credito do ICMS?
Ex.: vendo uma peça por 100,00 (CFOP 5405) e a comprei com CST 060. No momento da emissão de nota no campo base de calculo st coloco 100,00 e no campo valor do icms st coloco 18,00 e valor total da nota 100,00 está correto?
A mesma coisa no caso de mercadoria CST 000 (CFOP 5102) base de calculo icms 100,00 e no campo valor do icms coloco 18,00?
E se caso eu tenha as 02 situações preciso somar os valores com st e os valores normais e lançar.
Está correto?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 16:54

kelly,
1-toda empresa do simples precisa mencionar nas nfs o permite o aproveitamento de crédito do icms em suas nf, ou seja, é o percentual de aliquota do icms que precisa mencionar em dados adicionais, sendo assim,a sua empresa que esta no presumido tem direito ao crédito do icms recebido das empresas que estão no simples, exceto se o produto for com subst.tributaria.
pra sua empresa ter direito ao crédito na nf do fornecedor tem que vir com cfop 5101 ou 5102, se for 5401,5403 ou 5405 são prods com st então nesse caso não se fala em crédito do icms, entendeu?
se sua empresa vendeu no cfop 5405, vr merc 100,00 total da nf 100,00 somente isso, em dados adicionais menciona"icms recolhido antecipadamente cfe art 313-P`" (refere-se a auto peças)
2-voce somente calcula a bc do icms e icms, dede que seja vendas com cfop 5102, nas nfs emitidas com cfop 5405 voce não tem tributação do icms nas nfs,, tendo em vista que na aquisição desses produtos a sua empresa já pagou o icms pela aquisição
3-no caso de vendas cfop 5102 bc 100,00,aliquota icms 18%=18,00 em suas colunas próprias
obs: voce não tem contador aí em campinas?
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 17:40

Companheiros,

Estou enviando uma espécie de manual de emissão de notas fiscais.
Nele contém as situações mais frequentes, CFOPs, dispositivos legais.
em fim, algo bem resumido porém muito útil.
se isso puder ajudar alguém, estará à disposição.


Atte.

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 08:01

Ola Kelly,

Sim, fornecimento de refeições enqudra-se neste caso mesmo. Vale lembrar que nos dados adicionais deve constar:
"Dispositivo Legal: Quanto ao ICMS: "Isenção do ICMS nos termos do artigo 69, inciso I do anexo I do Decreto n° 45.490/2000".

O texto na integra é assim:

Natureza de Operação: 5.949 - Distribuição de refeições (dentro do Estado)

Emitir Nota Fiscal de Saída, a cada Nota Fiscal de compra de refeições.

No campo destinatário: "Emitida nos termos do artigo 8º do RICMS".

No campo "Dados Adicionais" deverá constar:

1) Dispositivo Legal: Quanto ao ICMS: "Isenção do ICMS nos termos do artigo 69, inciso I do anexo I do Decreto n° 45.490/2000".

Observação: Esse procedimento não é necessário, no caso de Vales Refeições e, no caso de preparo dentro da própria empresa, por funcionário
próprio. Pode a empresa pedir dispensa da emissão da Nota Fiscal através de Regime Especial autorizado pela jurisdição competente.

Fico feliz em ter sido útil a vocês.

abços.

Atte.

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 17:32

Olá João... na verdade não temos contador por uma questão de não podermos pagar por enquanto, então como estou estudando estou dando uma força pro meu tio.
Voce poderia me orientar quanto aos livros fiscais?
Estou emitindo nota de peças via talão.. e não sei onde adquirir os livros , preenche-los enfim.... sei muito pouco sobre isso.. poderia me ajudar??

grata

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 17:50

kelli,
a maioria das empresas estão emitindo nf. eletronica, ou seja, já existe a obrigatoriedade nesse sentido, de acordo com o numero de seu cnae
voce pode adquiirir livros de entradas e de saidas ,nas livrarias, apesar que com a tecnologia , onde as empresas estão emitindo as nfs.via computador, mas voce pode conseguir esses livros em papelarias lirvros de saidas mod 1 e reg de entradas
mas seria melhor voce pelo menos se informar com algum escritório um contador logo logo, porque as empresas agora precisam de certificado digital pra emitir nf eletronica, e o custo é em média de 350,00

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 10:16

Então João, nós temos certificado digital já, porém de acordo com o nosso cnae não somos abrigados ainda a emitir nf eletronica, mas para o ano que vem queremos entrar emitindo nfe com certeza. O caso é que estou emitindo nf via talão e a unica coisa que sei é que tenho que entregar a GIA todo mes mas não sei onde lançar as notas e se eu tenho que registrar os livros em algum lugar. Mas vou aceitar seu conselho vou procurar um escritorio para ver se podem me ajudar de alguma forma ... obrigada viu!

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 10:31

kelli,
se sua empresa esta no presumido e já tem o certificado digital, tem que origatóriamente emitir nf eletronica, tendo em vista que sua empresa quando efetuar uma venda pra fora do estado de sp, as transportadoras não estão aceitando nf convencional e sim a nfe.
somente as empresas varejistas que emitem nf consumidor que não há essa obrigatoriedade por enquando, mas procure um escritório só pra tirar uma pequena informação e quem sabe mais pra frente voce arruma um contador de confiança e não de piadas!rsrs
voce pode adquirir um reg.de entradas e saidas na papelaria pra lançar as nfs.
obs: se sua empresa solicitar talão de nf através do site do posto fiscal, não será mais possivel, aparecerá obrigado a emissão de nf.eletronica, e precisa da senha do contador ou do contribuinte para ter esse acesso, então voce tem que ficar ligada nessas informações
as gias voce tem que entregar todo mes, na versão 7.8
abs e boa sorte
joão
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 10:54

Ok... então através do posto fiscal que consegui a emissão via talão, e consultei com um contador se meu cnae estava obrigado a emitir nf talão... é fogo! rsrsrs
O lançamento nos livros deve ser feito por conta de fiscalização correto?
Obrigada pela informação da GIA !

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 11:05

kelli,
no caso de escrituração dos livros voce pode adquirir nas papelarias, e não precisa da autorização do posto fiscal nesses casos , só se fosse pelo processamento de dados, aí sim , precisaria dessa autorização,é que a maioria das empresas hoje em dia,escrituram seus livros através de programas, mas no seu caso voce pode escriturar esses livros manualmente.
no caso de precisar de talão de nfs, é que o bicho pega, voce não vai poder mais emitir manualmente, tendo em vista que provavelmente a sua empresa já esta habilitada para emitir nfe.
mas se mandar pra fora do estado , aí não tem jeito a sua mercadoria será barrada, pois as barreiras de outros estados não aceitam nf.manual, entendeu?
se voce quizer fazer tudo certinho tem que contratar um escritório,pra não ter dor de cabeça mais pra frente
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 11:25

Caros colegas, Deem uma olhada nesse link que diz respeito a Atualização de Schema XML da NFe e novas regras de validação para recepção de NFe.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/informe.aspx?ehCTG=false#27
Portal da Nota Fiscal Eletrônica

caso alguém ainda não tenha atentado a isso.


Atte

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Melina Moura

Melina Moura

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 12:26

Bom dia, tenho um cliente que fabrica e comercializa gesso para construções civil. Èsta emitindo nota fiscal eletrônica, gostaria de confirmar os produtos que adquire vem com cst 060 e cfop 5403, na minha nota de venda estou usando o cfop 5405 e csosn 500, mas não informo nem a base de cálculo nem o ICMS de substituição tributária, visto não ter essa informação na minha nota de entrada. Como corrigir essa situação?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 13:22

melina,
a partir do momento que sua empresa adquiriu prods.com substituição tributaria, nas suas saidas subsequentes tem que ser cfop 5405 como ubstituido, e não essa obrigatoriedade de mençionar em dados adicionais a bc e icms st, entendeu?
como eu não conheço a legislação de minas, mas creio eu que o meu procedimento esta correto
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 09:16

Amigos, situação:

Um cliente mudou o cnpj de sua empresa. acidentalmente, fizemos venda e faturamento no cnpj antigo, a mercadoria ja foi enviada.
o problema: posso fazer entrada da minha nota de saída como devolução
para gerar um novo faturamento com o cnpj correto?
visto que ja se passou mais de 5 dias da emissão da nota, a mercadoria ja saiu do nosso estabelecimento, porem não tem como o cliente emitir uma nota de retorno devido ao cnpj baixado.

fico no aguardo de uma luz!
obrigado.

Atte.

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 09:27

wagner,
não seria mais facil o cliente emitir uma nf de devolução de compras, e voce refaturar novamente com os dados corretos?
em sp quando a recusa de mercadoria, e o cliente devolve a própria nf, emitimos uma nf de entrada pra "matar" a saida
estou me baseando pela legislação de sp, pois não conheço a legislação do pr
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 09:42

Sim, mas a questão é que não tem nem como ele dar entrada (ou ele se recusa a isso) devido ao cnpj. Daí creio que realmente vou ter que recolher a mercadoria com a propria nota que emiti!

mas creio que a legislação nesse ponto seja o mesmo entendimento.

desde já agradecido.

Atte.

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 10:19

marciony,
qual o problema de tirar 2 nfs para a mesma empresa dentro do mes?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:20

João,
também pensei nisso. porém o cliente bateu o pé e não aceitou a situação, daí meu gerente de vendas, pra não perder o cliente, me direcionou a proceder dessa forma, dar entrada e novo faturamento.

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Vilma Calanca

Vilma Calanca

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Faturamento
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:33

Amigos, quem pode me ajudar. Sou Indústria e Comércio ME (Simples Nac) no Rio de Janeiro, fabricamos forro em PVC (NCM 39162000) porem como somos Simples Nacional, não destacamos ICMS, nem IPI, agora tenho que emitir uma NFe para Juiz de Fora/MG, porem o cliente é um Posto de Combustível (consumidor final) como é que eu coloco os Tributos nesta NF? Aqui para dentro do Estado coloco CFOP 5.101 - ICMS 203 - IPI 53 - cofins 08 - pis 08 ( isso para consumidor final) está correto? e para MG como é que vou proceder? Estou com muito medo de estar fazendo errado. alguem poderia me dar uma luz?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:38

wagner,
embora eu não conheço a legislação do pr, mas pra voce dar entrada na nf, precisa da nf de saida da qual esta em poder do cliente, pelo menos eu entendo assim.
se sua empresa emitir a nf de entrada e o cliente não devolver a sua própria nf, o cliente terá 2 lançamentos em seus reg.de saidas, ou seja, a nf de saida que sua empresa emitiu e outra que voce irá refaturar, então nesse caso precisa verificar com o depto.fiscal do seu cliente qual será a situação da primeira nota de saidas, entendeu?
pra ser sincero, as vezes o que falta nas empresas é a sintonia entre depto de vendas,compras e depto.fiscal, que na verdade estão mais preocupados em vender seus produtos e não comunicar o depto.fiscal que pode gerar problemas futuros numa eventual fiscalização, isto estou falando o que acontece aqui onde trabalho, os problemas acontecem e nunguem avisa, e aí sobra pro depto.fiscal
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:46

wilma,
cf 3916.20.00
rj não tem protocolo com minas gerais, voce tem que mandar com cfop 6101
obs> empresas do simples não tem tributação dos impostos, pois estão todos embutidos dentro do simples ,pis, cofins ,icms, iss.....
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 14:36

é verdade João, sempre acaba sobrando pra gente resolver o "pepino" dos outros. aqui não é diferente!

Bom, seus conselhos sempre me ajudam! vou verificar com minha contadora e vamos resolver da melhor e mais correta forma possivel

obrigado pela ajuda.

abraço

atte

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.