x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 35.684

Notas Fiscais Mãe e filhotes

vanessa cristina franchin

Vanessa Cristina Franchin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 08:44

Caros amigos, solicito informações referente Nota fiscal mãe e filhotes. As mesmas servem para acompanhar a mercadoria caso as mesmas não vão todas juntas, assim, as filhotes fazem referência à mãe. A dúvida é: Qual a CFOP que devo utilizar para as notas fiscais filhotes ?

" Ser inteligente não é ser estudioso e sim, é saber como se sentir realizado em todas as circunstâncias".
vanessa cristina franchin

Vanessa Cristina Franchin

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2010 | 16:58

Obrigada!!
Porém, outra dúvida, no caso de ter emitido a nota filhote como compra para comercialização 3102 - pq se trata de mercadorias importadas, e a nota mãe tb nesta operação, como devo proceder para corrigir as notas filhotes, visto que as notas já não poderão ser ser cancelada?

" Ser inteligente não é ser estudioso e sim, é saber como se sentir realizado em todas as circunstâncias".
Jônes Augusto L. da Cruz

Jônes Augusto L. da Cruz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2012 | 10:33

Prezados, bom dia.

Sobre essa nota fiscal mãe, não entendi muito bem: Por exemplo, nós vendemos um determinado produto para várias pessoas e no caminhão da entrega irá a Nota Fiscal mãe? Qual será o destinatário dessa NF? E o CFOP da NF mãe?

Obrigado.

Jônes Augusto.

Jônes Augusto
Sócio/Contador
Futuro Assessoria Contábil
Porto Velho - RO
Gleison Rodrigues

Gleison Rodrigues

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 11:08

VENDA PARA ENTREGA FUTURA OU FATURAMENTO PARA ENTREGA FUTURA


As empresas muitas vezes utilizam-se dessa operação estrategicamente ou por necessidade. Vejamos algumas situações que as empresas utilizam essa liberalidade legal:


1 – Quando o seu cliente faz uma encomenda e solicita que você não remeta a mercadoria, devido à falta de espaço em seu estoque; (a empresa tem os produtos no estoque) e

2 – Quando o seu cliente faz uma encomenda e você para atendê-lo precisa primeiramente receber alguns, para poder comprar de terceiros ou fabricar o produto encomendado. (a empresa não tem os produtos em estoque)

Não precisamos definir o que é Venda para entrega futura, pois o próprio nome já contempla o seu significado, eu vendo o que tenho ou não no meu estoque para entregar ao meu comprador numa data futura.
Fonte: http://www.edivalmir.pro.br/Contabilidade2.asp?id=3

Sintetizando:

Nota Mãe = Nota fiscal de simples faturamento p/ entrega futura CFOP 5922/6922

Nota Filho = Notas fiscal de remessas p/ entrega futura CFOP 5116/6116

Atenciosamente
Gleison Rodrigues
‘Fica Sempre um pouco de perfume
nas mãos que oferecem flores’


IVAN ROBERTO PADILHA BAPTISTA

Ivan Roberto Padilha Baptista

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 25 agosto 2012 | 00:13

Caro Jônes,

no seu exemplo trata-se de venda a "varias pessoas", assim deverá ser emitida uma nota de venda para cada uma delas, uma vez que, estamos falando de mais de uma venda e mais de um cliente por entrega do caminhão.

Já a questão de notas mae e filhote, a meu ver, esta bem esclarecida pelo nosso amigo Gleison no tópico acima.

Ivan R. Padilha Baptista
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.