x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 871

acessos 150.665

Informativo Fórum Contábeis - " Legislações Estaduais e Municipais "

Juliano Marcal

Juliano Marcal

Bronze DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 3 anos Terça-Feira | 9 fevereiro 2021 | 17:41

Criamos um guia completo para ensinar a calcular o FETHAB e outras contribuições obrigatórias no estado de Mato Grosso (MT), no transporte de produtos agrícolas como soja, milho, algodão, gado e outros, com valores atualizados para 2021.

Consulte o Guia do Fethab 2021 em nosso site. 

Atenciosamente,

Juliano Marçal
Analista de Sistemas
Sygma Sistemas e Consultoria

'Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo"



CILENE CAMPELO HERBSTER MENDES

Cilene Campelo Herbster Mendes

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a) Geral
há 3 anos Sexta-Feira | 12 março 2021 | 13:34

Boa tarde a todos!
Prestamos serviços de conservação e limpeza com fornecimentos de material. 
Um dos meus clientes solicitou que a empresa emita duas notas fiscais separadas, uma com o valor do serviço, e outra, com o material de limpeza utilizado nesta prestação de serviços.
Não vendemos material, por isso, recolhemos o ISS de nossas notas.
Porém o cliente entende que devemos recolher o ICMS da nota do repasse de material.
Para nos adequar, teremos que acrescentar o CNAE de vendas, e passar a recolher o ICMS, além das obrigações acessórias.
A questão é que prestamos serviços de limpeza para outras empresas, e não provisionamos o ICMS na planilha de custos, apenas o ISS, já que a emissão de notas sempre foi feito, considerando o valor global mensal da prestação de serviços, onde se inclui o material utilizado.
Gostaria de orientação de como emitir uma nota de repasse de material utilizado na prestação de serviços de limpeza, com recolhimento de ISS e não ICMS, já que não atuamos na área de vendas. Agradeço pela ajuda.

Juliano Marcal

Juliano Marcal

Bronze DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 2 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2021 | 13:26

NFC-e OBRIGATÓRIA PARA TODOS EM MATO GROSSO A PARTIR DE 01 DE NOVEMBRO DE 2021

A Secretária de Estado da Fazenda de Mato Grosso (SEFAZ MT) divulgou recentemente a Ocultod2e96/14a777e454d23f9f0425874b006641f7?OpenDocument" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Portaria SEFAZ Nº 177/2021 e o Decreto Nº 1105/2021, que alteram as regras de funcionamento da NFCe MT e definem a obrigatoriedade para todos os contribuintes do estado a partir de 01 de Novembro de 2021.

Estão dispensados apenas o MEI (Microempreendedor Individual) e empresas que faturaram menos de R$120.000 no ano anterior.

Saiba mais detalhes neste Guia da NFCe MT

Atenciosamente,

Juliano Marçal
Analista de Sistemas
Sygma Sistemas e Consultoria

'Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo"



Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2021 | 19:18

Boa noite!
Empresa do simples nacionalb em SP comprou de SC  produtos eletro eletronicos - NCM 84145990 - 81716052 - 84145910  e outros li que o estado de SC foi excluído do regime ST em materiais eletricos.
Enfim, o valor total da nota fiscal R$ 728.188,53 - ICMS 4% = R$ 29.127,51 - o meu cliente vai recolher o ICMS-ST
Seria esse cálculo: R$ 728.188,53 x MVA(59%) + = R$ 1.157.819,76 Base de cálculo ST  x 18% = R$ 208.407,56 - R$ 29.127,51 = R$  179.280,05  ou seria R$ 728.188,53 x 18% = R$ 131.073,94 .
Não sei calcular ST.

Por favor me ajudem

EDIMARA BURATO

Edimara Burato

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a) Empresas
há 1 ano Quinta-Feira | 15 setembro 2022 | 11:02

Bom dia. sobre a Contribuição FETHAB.
Tenho contribuintes produtor rural no Estado do Mato Grosso, que recolhem a contribuição do Fethab para venda de Bovinos para abate.
Minha dúvida seria se preciso informar no SPED ICMS/IPI. Se existe algum campo dentro do SPED para informar esses recolhimentos, e se existe a obrigatoriedade desses lançamentos. Em contato com o nosso consultor, ele alega que não existe essa exigência como fundamento legal.
Alguém poderia me dar uma orientação? 

ALUANI ALVES

Aluani Alves

Bronze DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 12 semanas Sexta-Feira | 26 abril 2024 | 10:52

Bom dia, estou fazendo uma pesquisa sobre Declarações, dos estados do Ceará e Maranhão. E gostaria de saber quais Declarações Estaduais estes estados são obrigatórios a declarar. Até agora só encontrei DIEF, tem mais alguma?

Página 31 de 31

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.