x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 24.360

devolucao de devolucao

Ariosnaldo Ruckl

Ariosnaldo Ruckl

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2010 | 11:22

Estou com o seguinte problema.
Efetuamos uma venda de mercadoria a um cliente no meio do ano de 2009, este cliente emitiu uma NF de devolução três meses depois, até aí tudo bem, mas o CNPJ o qual ela usou foi da nossa filial, porém a venda que realizamos foi pelo CNPJ da matriz, como não cabe carta de correção, qual o melhor procedimento a ser feito hoje?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2010 | 14:25

Olá Ariosnaldo!

Quando ocorre da empresa receber uma nota fiscal de devolução, a primeira coisa à fazer é conferir os dados do preenchimento do destinatário se realmente estão corretos, posteriormente verificar o produto devolvido e qual a nota fiscal que foi emitida para que se registre que a devolução é referente à aquela nota fiscal de venda.

Neste caso que foi emitido para filial, a mesma deveria ter devolvido a Nota Fiscal à tempo de cancelar a nota e emitir corretamente para a matriz.

Mas se tratanto de filial e não havendo como cancelar após tanto tempo, a Filial pode receber esta mercadoria e transferir para a matriz através de uma nota fiscal de transferência.

É importante preencher na coluna OBS do livro de entradas e saídas o ocorrido.

Você mencionou que estava erado o CNPJ, se os demais dados estiverem corretos veja no Posto Fiscal a possibilidade da carta de correção, mas se todos os dados do destinatário forrem os da filial, deve-se cancelar a nota fiscal e emitir outra corretamente.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 09:23

bom dia! emiti uma nota fiscal de devolução(saida) para um fornecedor, porém esta nota ficou errada, o fornecedor não quer aceitar essa nota e já se passou o prazo de cancelamento. Posso emitir uma nota de devolução de entrada, para poder voltar as peças para estoque?

no caso e correto fazer uma nota de devolução da devolução?

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Márcio Marques

Márcio Marques

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 16:13

Boa tarde, Tita!

Passei por uma situação muito parecida com a sua, recebi um produto em 11/07/2011 e devolvi em 11/09/2011, depois de muito tempo fui solicitado a fazer outra NF-e de devolução, pois a empresa fornecedora tinha quebrado o contrato com a transportadora anterior. Procurei legislação ou mesmo alguma questão aqui mesmo que contemplasse essa questão.
Fiz uma NF-e de entrada com o CFOP: 2949 – OUTRA ENTRADA DE MERCADORIA OU PRESTAÇÃO DE SERVIÇÃO NÃO ESPECIFICADA, depois fiz novamente a saída. O pior é que estão me pedido justamente hoje para fazer outra NF-e do mesmo produto por que a transportadora só veio coletar hoje e a data da NF-e é 07/03/2012 e a transportadora não que transporta mercadoria com NF-e com mais de 30 dias, “É MOLE”!

Analise Fiscal, com enfase nas EFD Fiscal, EFD Contribuição e Desoneração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.