x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 128

Compra de mercadoria sem nota fiscal

Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2019 | 13:50

Olá, atualmente sou MEI e estou prestes a realizar o desenquadramento para ME.

Tenho uma loja virtual na qual eu realizo venda de calçados, compro esses calçados de pessoas físicas na rua 25 de março (ambulantes), revendo esses produtos pela internet e envio para o cliente pelos correios. 

Fui até um contador e o mesmo sugeriu que eu gerasse nota fiscal de entrada desses produtos em meu CNPJ, em nome da minha empresa e depois gerasse a nota fiscal de saída para concretizar a venda.
Gostaria de saber se esse procedimento é correto e seguro. Se não, quais riscos eu corro? Quais implicações podem ocorrer?

Observações:

As pessoas das quais eu realizo a compra dessas mercadorias não oferecem informações pessoais para a emissão de nota fiscal.

Patricia Fineza

Patricia Fineza

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2019 | 14:25

Caio

Boa tarde

Se você adquire mercadoria de pessoas físicas, deve sim emitir a nota de compra. Isso porque as pessoas físicas não são obrigadas a emitir notas fiscais. 

Mas você pode emitir esta nota de compra com os dados do seu fornecedor e não em nome de sua empresa. 

Espero ter ajudado

Patricia N. Fineza

Terceirização do setor fiscal. 
Apuração do ICMS débito/crédito, simples nacional. apuração PIS/COFINS cumulativo e não cumulativo, IRPJ, CSLL,  apuração ICMS -ST, apuração IPI, envio das declarações acessórias DESTDA, DAPI, Sped ICMS/IPI, Sped contribuições, GIA ST, DCTF. 

Revisão tributária do PIS  e da COFINS a fim de permitir que a empresa pague corretamente os impostos, especificamente nos seguimentos de autopeças, bares, restaurantes, distribuidoras de bebidas, farmácias e drogarias, mercados e minimercados e lojas de cosméticos. Possibilidade do levantamento dos créditos nos últimos 5 anos. 

Contato pelo e-mail: [email protected]
Caio

Caio

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2019 | 14:32

Olá Patricia,

Agradeço pela resposta.

Porém como mencionei acima nas observações, meus fornecedores não fornecem os dados pessoais deles para que eu possa emitir a nota fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.