x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 18

acessos 32.509

como utilizar os codigos de situacao tributaria na

eliete lucia

Eliete Lucia

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2010 | 09:19

a minha empresa eh de construcoes ,tem as maquinas e as envia com uma nota fiscal de simples remessa para os outros estados,na utilizacao de obras.Qual CST devo usar e gostaria de saber se para cada imposto precisa ter um CST?eh na nf eletronica que irei usar?obrigada

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2010 | 07:45

Olá, bom dia.

a CST refere-se a situação tributária da operação, então, sempre que uma operação tiver determinada situação tributária, deverá utilizar uma CST para ele..

Exemplo:

Tenho uma empresa de parafusos.( produto obrigado a substituição tributária)

Quando eu fabrico e vendo meu produto, sua CST é 010 (pois eu pago o meu icms e o das vendas sunbsequente), quando meu cliente vende meu produto é 060(pois o icms já foi pago pela minha indústria)

Se minha indústria compra o mesmo produto de outro estado, a CST da nota de meu fornecedor será 000 pois o produto entrará com produto tributado.

Na sua situação, como a operação é não tributada pelo ICMS, você pode usar o 040.

Aqui tem uma tabela com todas as situações situtárias vigentes, espero que ajude...
Tabela CST



Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 06:38

Olá, Bom Dia Nelson!
Sim... Ele pode variar dependendo do tipo da empresa (Indústria ou comércio) Regime de apuração (Simples Nacional ou RPA-Regime Periódico de Apuração) e dependendo do Registro (Entrada ou Saída) no qual vai utiliza-lo:

TABELA "A"
Origem da Mercadoria

0 - Nacional
1 - Estrangeira - Importação Direta
2 -¬ Estrangeira - Adquirida no mercado interno



TABELA "B"
Tributação pelo ICMS
( Convênio de 15.12.70 - SINIEF , Anexo na redação do Ajuste SINIEF nº 6/2000, cláusula 2º )


00 - Tributada Integralmente
10 - Tributada e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária
20 - Com Redução de Base de Cálculo
30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
40 - Isenta
41 - Não tributada
50 - Suspensão
51 - Diferimento
60 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária
70 - Com Redução de base de calculo e cobrança do ICMS por substituição tributária
90 - Outras

Está Tabela, mostra as situações, Tabela "A" corresponde a 1º digito, maioria = 0 (Produto Nacional), Tabela "B" aí depende não de cada produto especificamente, + dos dados citados acima, Vc é analista de sistemas, deve trabalhar com todos os tipos de empresas, deve verificar com os escritório das empresas que vc irá efetuar esta alteração e ver os principais cfops dessa empresa, o Regime de apuração e quais os CST que serão utilizados, caso precise de tabelas pode me enviar alguns desses dados acima citados para que eu saiba como e qual tabela lhe enviar.
E-mail: @Oculto
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Nelson Tatsuo Ota

Nelson Tatsuo Ota

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 14 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 10:31

Oi Emerson, bom dia !!!
Muito obrigado pela atenção. Vou conversar sim com os escritórios também para ir tirando as dúvidas.

Por enquanto estou verificando as questões relativas a vendas de empresas do comércio.



Tenho por exemplo um produto "A"


1- Se este produto é tributado integralmente com o código "00" para venda dentro de SP ele pode ter outro código para venda interestadual ?


2- Se este produto é tributado com redução da base de cálculo "20", no programa da NFe tem um campo "Perc.redução da BC ICMS". O que eu preencho ? Se a base normal é 100% quando reduzida eu coloco o quanto reduziu ou o resultado reduzido ? Se de 100% caiu para 80% eu coloco neste campo o quanto reduziu 20% ou o resultado reduzido 80% ?

3- Se este produto é tributado por substituição tributária o que é este campo "Perc.margem de valor adicionado ICMS ST" ? Como funciona ?

4- No caso de uma empresa que está no regime simples paulista como funciona os códigos e valores das tributações ?



Todas essas dúvidas foram geradas verificando o emissor gratuito de Nota Fiscal Eletronica do governo.



[]'s
Nelson

Claudinha

Claudinha

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 8 junho 2010 | 19:17

Boa tarde,
Pessoal!

Se minha empresa compra um determinado produto onde a NF enviada pelo nosso fornecedor tem CFOP 5.102 e CST 170 (um exemplo apenas)pois meu fornecedor comprou do Mercado Externo, essa NF será lançada com CFOP 1.101 ou 1.102, certo. E quanto ao CST???Deve ser discriminada igual ao que meu fornecedor utilizou (170) ou qq q seja a CST lançada na NF recebida, ou deve ser alterada essa CST como o CFOP?

Tá meio confuso né?!

Obrigada!

Thiago Abreu

Thiago Abreu

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 11:52

Bom dia Claudinha!

O CFOP vai depender da finalidade do produto em sua empresa e o CST depende da tributação envolvida na operação, e logo será o mesmo utilizado pelo fornecedor.

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:26

Olá Claudinha, concordo cm o Thiago quando ao CFOP.
Essa informação depende do uso que sua empresa dará ao produto (utilização na produção, consumo, revenda, etc...)

Quanto a CST, provavelmente seja 260 ( mercadoria importada, adquirida no mercado interno com substituição tributária do ICMS. )

Más precisa levar em cosideração o uso que será dado ao produto, pois para cada caso é um caso ok.

abraços

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
Luciana Carolina Santos Coutinho

Luciana Carolina Santos Coutinho

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 10:28

Bom dia Pessoal !! Tenho que colocar a situação tributária ICMS para emissão NF-e. Notas com o CFOP 5.905, são beneficiadas com não incidencia do imposto, porém na tabela de tributação do ICMS não tem a opção "não incide", desta forma posso considerar que não incide é = não tribitada e considerar o (cód. 41). Obrigada.

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 11:01

luciana,
se for produto de origem nacional é 041
essa tabela de cst é somente para icms

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 12:50

luciana,
qualquer coisa estamos aí pra te ajudar!
sds corintianas
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Everton Rocha da Silva

Everton Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 15:09

Amigos,
boa tarde!

estou com uma dúvida, gostaria de uma ajuda:

Nas operações classificadas com CFOP 5.905 são beneficiadas com a não incidencia de imposto ICMS. Legal.
Gostaria de saber se essa isenção se aplica mesmo quando o armazem é fora do Estado de origem da Empresa???

E pelo que entendi essa isenção é referente ao Estado de SP. No caso, de SC, seria o mesmo caso?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 15:19

everton,
tem que utilizar sempre o fundamento legal de sp,mesmo que seja nas operações interestaduais, em com relação ao cfop nas operações fora do estado é cfop 6905
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Eduardo Juventino Alves Borges

Eduardo Juventino Alves Borges

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 21:36

Ola tenho uma dúvida

Minha empresa é optante pelo simples nacional

Quando eu for emitir uma nfe, devo informar uma modalidade para cada situacao de um produto? Ou sempre vou informar a mesma coisa?
qual situacao tributaria devo informar?

Por ex.. uma mercadoria adiquirida dentro do estado de origem nacional, por ex. na minha nota de compra vem cts 010 e cfop 5403, o que eu deveria informar no meu produto caso eu vá vender ele para um consumidor final, ou uma outra empresa que nao vai utilizar o produto para revenda?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 09:22

eduardo, bom dia!
entra no google e pesquisa: tabela do cst simples nacional versão 2.0, lá voce encontra a tabela do cst das emrpesas que estão no simples nacional,e grava numa pastinha, mas nesse seu caso é cst 202
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Marcela Campos de Almeida

Marcela Campos de Almeida

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 09:41

Bom dia,

Estou com um dilema, se alguem puder me ajudar.
Estou escriturando produto " polpa de fruta " qual tem diferimento de Icms conf. Art 350 inciso IX , porem tem tambem incidencia de Icms St conforme art. 313 W
Qual a Cst correta para esse caso, sendo que não há uma especifica ?


Desde já agradeço.

Marcela

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.