x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 94

Duas empresas Simples Nacional

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Terça-Feira | 26 novembro 2019 | 08:52

Caros amigos,

Estou em dúvida sobre a legalidade de duas empresas, as empresas pertencem aos mesmos dois sócios, estão no mesmo endereço e com as mesmas atividades.
Isso me parece uma forma de ludibriar as tabelas do Simples Nacional.
Gostaria da opinião dos senhores a respeito do assunto.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Terça-Feira | 26 novembro 2019 | 12:03

Caro William, 

Excelente matéria e agradeço, mas meu problema é um tanto menor. ou seja, o contribuinte é uma EPP pequena.
Exemplo
O faturamento das duas empresas chega a uma alíquota de ISSQN de aproximadamente 3,5% com a divisão de faturamento estão na faixa de 2%. Sei que na legislação fala de empresa que superam o limite, que é o caso da excelente matéria que postou, mas não é caso dessas duas empresas.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
paulo dos santos

Paulo dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 26 novembro 2019 | 12:05

acredito que nesse caso mencionado o intuito não seja apenas permanecer no simples, mas sim pagar menos impostos de forma ilicita

Contador Atuante que busca oferecer oportunidades legais para os seus Clientes reduzir sua carga tributaria
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Terça-Feira | 26 novembro 2019 | 12:32

Caro Paulo, 

É exatamente a minha opinião, concordo com vc, mas preciso descobrir se existe alguma base legal para impedir isso.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.