x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 34

acessos 11.863

duvidas sobre nota fiscal eletronica

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 10:43

bom dia, estou cheia de duvidas pois minha empresa tem que se enquadrar a nfe apartir de abril, eu já tirei o certificado digital e agora qual os proximos passo posso tomar, eu contratei também uma empresa que vai instalar um programa para emitir as notas fiscais, e como isso funciona sem usar o proprio do srf, quem deve me explicar a tirar uma nota fiscal eletronica a firma que esta me vendendo o programa ou o meu contador, e quanto ao credenciamento quem deve fazer a firma que faz o programa ou o contador? como voces podem ver estou cheia de duvidas

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 11:48

Olá Mariza!
1º passo - Adquirir o certificado digital (Já foi feito-OK)
2º passo - solicitar ao escritório o credenciamento no ambiente de teste. (Obs: assim que o programa p/ emissão já estiver instalado)
3º passo - A empresa na qual vc aquiquirir o sistema/programa irá te passar todas as informações de como digitar, gerar e transmitir a NFe, também como proceder quanto a impressão da DANFE, etc...
4º passo - O escritório terá que te fornecer a parte de impostos como deve ser preeenchida, pois para cada Regime de empresa pode mudar os impostos.
5º passo - transmitir no ambiente de teste até que possa ter certeza que está tudo 100% correto e passar a transmitir no ambiente de Produção o qual aí não + poderá retornar (Obs: poderá solicitar antes de abril a entrada no ambiente de produção ou no dia 1º se iniciar) - Deve-se mudar no ambiente de credenciamento de teste p/ produção quando tudo estiver OK
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 12:31

ok Emerson, mais e quanto ao credenciamento o escritorio contabil pode fazer no proprio escritorio deles, ou tem que ser feito na firma no proprio pc onde sera tirado a nota fiscal eletronica ?

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 12:53

Olá, Boa Tarde!
Na verdade, pode ser no escritório ou na empresa.
Sendo que deve entrar na internet no SITE de credenciamento do seu Estado, colocando a senha da empresa e efetuar o procedimento

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 13:06

Verificando este SITE notei que não é da mesma forma que o do Estado de São Paulo utilizado por mim, sendo que este para o credenciamente solicita o certificado digital instalado na máquina. Neste caso se o escritório não tiver cópia do mesmo, irá ter que proceder o credenciamento na máquina do local da empresa o qual o certificado esteja instalado.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 13:27

ok Emerson o certificado que eu tenho é do tipo A-1, o escritorio contabil vai instalar primeiro no pc deles e depois fazer uma copia e instalar no pc onde sera tirado a nfe, então desse jeito pode fazer o cedenciamento por lá mesmo no escritorio contabil é isso que voce esta falando?

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 13:37

Correto Mariza, desta forma pode ser feito em qualquer um dos lugares que dará certo

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 1 fevereiro 2010 | 13:48

Apenas ficar atento na hora do credenciamento (Ambiente de teste e de produção). Produção é definitivo não + podendo deixar de emitir NFe, e daí por diante não será + valido os talões de notas, deveram ser inutilizados.

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2010 | 14:07

estou meio perdida, pois a minha atividade é comercio atacadista de aves vivas e ovos que tem que se enquandrar agora em abril de 2010, mais hoje entrei para ver como fazer o credenciamento e vi ali lista com os contribuintes relacionados para emissão da nfe, e vi na lista a minha empresa com data de inicio da autorização para emissão em 18/05/2009, e agora qual é o certo, o que devo fazer?

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Sábado | 27 fevereiro 2010 | 07:23

ANEXO ÚNICO do Protocolo 42/09 consta o CNAE 4633-8/02 - COMERCIO ATACADISTA DE AVES VIVAS E OVOS com início de obrigatoriedade em 01/04/2010.
Segue tabela completa em seu e-mail das atividade por CNAE com início na NF_e em abril de 2010, não sei onde encontrou esta outra data, se persirtir a dúvida, melhor entrar em contato com o Posto Fiscal o Receita Federal de sua Sub.região.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 14 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 11:52

estou usando o nfe em fase de testes, como deve fazer para passar para o de produção, pois eu só acho o de testes e o de credenciamento, neste quando eu entro ela ja esta como autorizada? como devo proceder e vim que tem logo abaixo pedido de uso de sepd e ultilizar a nfe mod 55, eu devo entrar ali, mais quando entro pede o numero de pagamento do darj, estou meio perdida, alguém poderia me dar uma luz?

Aldemir Pereira

Aldemir Pereira

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 09:59

Olá bom dia Pessoal !!
Uma dúvida !! Emti um nota fiscal eletrônica em ambiente de homologação (teste), logo após cancelei essa nota fsical. Pergunto essa nota fiscal cancelada deve aparecer o livro registro de saída da minha empresa ?
Abraços a todos
aldemir

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 10:11

Bom dia Aldemir

NFe emitida em ambiente de teste não tem validade jurídica, assim, não há que se falar em registro em livros fiscais, qualquer seja a situação da NFe (emitida, inutilizada, cancelada).

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 19:09

Pessoal,

Após ler o Protocolo ICMS 42/2009, verifiquei que tenho 2 microempresas optantes do SN, clientes do escritório, que consta no Contrato Social as atividades Secundárias de Comercio Atacadista de Material de Construção em Geral (cnae 4679-6/99) e Elétrico (cnae 4673-7/00) e que estarão obrigadas a emitirem NF eletrônica a partir de 01/07/2010.
Porém, as empresas exercem essas atividades exporadicamente e em torno de 10% a 20% do faturamento bruto, em determinado mês, quando ocorre uma venda por atacado.
Pergunta:
1 -Como o valor da venda por atacado é bem inferior ao do varejo, gostaria de saber, se pode ser alterado o objetivo social para constar apenas atividades de comercio varejista, para não utilizar a NFe, de imediato. E sendo varejista, essa empresa poderia vender por atacado dentro dos percentuais vendidos hoje, ou, de 10% a 20% do faturamento bruto, sem implicações perante o Fisco?

2 -Qual o Certificado Digital que a empresa emitente de NFe necessita adquirir?

Keil@Rejane
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 19:15

Olá, Boa Tarde Keila!
Sim... Pode fazer a alteração sem problemas, porém veja se é vantagem... pois tive um caso desses aqui no escritório e após gastos com alterações a empresa não escapará em 01/07/2010 - ficamos em má situação com nosso cliente
Já a respeito do certificado digital pode ser o A1 ou A3 (E-CNPJ)
ATT.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 20:54

Olá Emerson,

Obrigada pela atenção em responder-me.

Se alguém puder ajudar, ainda tenho uma dúvida, é póssivel fazer vendas no atacado, ainda que o objeto social conste apenas comércio varejista. Em relação a situação exposta anteriormente, para vendas no atacado de até 20% do faturamento bruto sem o Fisco exigir nova alteração no contrato?

muito grata,

Keil@Rejane
Camila Martins

Camila Martins

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 10:00

Bom dia,

Gostaria de tirar uma duvida...

Qual o prazo de validdae de uma nota fiscal eletronica emitida?

O caso é o seguinte, foi emitida uma nota aqui na empresa com a data de saida hoje, porem a mercadoria nao vai sair hoje e sim daqui 3 dias, como proceder nesse caso? cancela a nota?...e para não ocorrer isso pode emitir com a data de saida em branco?


Obrigada
Camila

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 10:19

Bom dia Camila

A data de saída é permitida, por ora, sair em branco. Também não vejo problema se a saída será daqui a 3 dias, não precisa cancelar. Porém, isso vai ser alterado. No projeto de "eventos da NFe" a questão das datas entre emissão e saída será tratada com mais rigor. Se você gerar uma data de saída e a mesma não acontecer, deverá enviar outro XML comunicando a nova data de saída, mas isso ainda está em fase de projeto. Comento a título de informação que recebi de um dos participantes do Projeto Sped e NFe junto a Receita Federal.

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 16 novembro 2010 | 10:38

Bom Dia Vinicius!
Dê uma olhada no Link do Secretária da Fazenda de seu Estado:

www.fazenda.rj.gov.br

Tem campos para credenciamento (Ambiente de homologação/Testes e o de Produção/Definitivo, também campo para verificação de quais já se encontram.
Espero que lhe ajude!
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 10:01

Muito obrigado a vcs dois Emerson e Mariza muito obrigado mesmo !

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Wanderson sabino

Wanderson Sabino

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 13:00

Boa tarde,

Recebi uma NFe de um prestador de serviços via e-mail hoje 19/10/10 que foi emitida em 29/12/09 acho que havia sido extraviada.

Preciso pagar o prestador de serviços, mas não sei o que devo fazer com respeito a NF.

A pergunta é: O que devo fazer nesta situação?

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 13:23

Boa Tarde Wanderson, seja bem vindo ao Fórum!

Melhor solução no momento para seu caso é entrar em contato com a empresa que lhe encaminhou está nota por e-mail só agora, para verificar o procedimento a se tomar para melhor entendimento entre ambas as partes referente a valores e vencimentos.
Já na escrita fiscal poderá ser lançada com a menção na observação de: Lançamento extemporâneo.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Daniela Muniz

Daniela Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 16:20

Para aqueles que utilizam o sistema da nota fiscal eletronica gratuito alguem sabe me dizer como ficará a parte de controle de estoques pois este programa não controla isto e no caso se o cliente precisar gerar um arquivo de sintegra de estoques como ele terá que proceder ?

Daniela Muniz

Daniela Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 16:22

Empresa que emite NF Mod. 1 mas não está na obrigatoriedade ainda pois é varejista mas se a partir de 01/12/2010 emitir nf para fora do estado aí terá que a partir desta nf sempre emitir nf eletronica, é isto mesmo ?

E se ela deixar de realizar estes movimentos aí fica fora ?

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 16:37

Boa Tarde Daniela!

1º Questão - O sistema gratuíto não gera estoque e nem o Sintegra, utilizamos este programa apenas para empresas pequenas (Simples Nacional) ou empresas RPA com pouco movimento, importamos para o escritório e aqui fazendo a geração dos arquivos do Sintegra e mesmo criamos o estoque, fica a dica! Melhor mesmo é programa de terceiros, porém há custos...
2 Questão - A obrigatoriedade em 01/12/2010 é para empresas que efetuam transações entre UFs ou trabalham para Orgãos Publico... se assim a empresa o tiver, terá sem excessão de credenciar a emissão de NFe, não podendo + utilizar-se do modo anterior. Correto, se não tiver estes 2 casos citados e também não estar na rel~ção de CNAEs que já estão obrigados, fica fora... ao menos por enquanto!
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.