x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 182

Duvida venda submarino CFOP, ST, etc...

Jorge Gontijo

Jorge Gontijo

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 4 anos Quinta-Feira | 19 dezembro 2019 | 22:12

Caríssimos, estou com dúvidas em relação à tributos!

Minha empresa que é optante do SIMPLES NACIONAL, tem inscricao estadual e compra um produto no seguinte NCM:
8509.80.90,  compramos do fabricante aqui no brasil, no caso da OSTER, um produto que foi importado por eles!


Vou vender no submarino, minhas dúvidas são:
Primeira: Natureza da operacao? VENDA DE MERCADORIA certo? só vou vender pra consumidor final, qual devo usar?
Segunda: Sei que esse produto tem ST, como devo lançar, sendo que sou do simples?
Sério gente, mandei meu contador embora hoje por conta de não saber me responder essas perguntas..
Terceira: Qual situacao tributária do ICMS? Não tributada ou tributada com permissão de crédito? ou outra opção?
Quarta: IPI seria 51? saida tributada com aliquota zero? ou sem IPI?
Quinta: PIS? qual código devo usar? 
Sexta: Cofins, mesma duvida, qual código usar?
Qual seria o valor aproximado dos tributos?
Estou tentando usar a plataforma BLING, mas ela insiste em mostrar R$1308 de impostos, sendo que se me lembro bem simples paga algo em torno de 8%...
Estou iniciando, preciso emitir a minha primeira nota fiscal, portanto, qualquer ajuda é válida e também aceito indicação de contador em SP na zona oeste!

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 10:40

Bom dia,

Primeira: Natureza da operacao? VENDA DE MERCADORIA certo? só vou vender pra consumidor final, qual devo usar?
Segunda: Sei que esse produto tem ST, como devo lançar, sendo que sou do simples?
R:  natureza de opração revenda de mercadorias com substituição tributária, não sai na nota fiscal o ST pago anteriormente, e dentro do sistema, na aba ICMS, tem os campos onde você informa esse imposto já recolhido.
Terceira: Qual situacao tributária do ICMS? Não tributada ou tributada com permissão de crédito? ou outra opção?
R: CFOP 5405 CSOSN 500
Quarta: IPI seria 51? saida tributada com aliquota zero? ou sem IPI?
R: Se sua atividade for apenas comercio não é obrigatorio informar, caso contrário, CST IPI 99 cod enquadramento 999
Sexta: Cofins, mesma duvida, qual código usar?
R: 99

O Valor aproximado dos tributos, não é quanto vocÊ paga de DAS, não tem a ver com os impostos que sua empresa irá recolher, portanto provavelmente deve está correto o que a plataforma esta te indicando. 
 Nao esquecer que indicar as frases obrigatorias em dados adicionais:
Documento emitido por me ou epp optante pelo Simples Nacional
Não gera direito a redito fiscal de ISS ou o IPI

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
geraldo

Geraldo

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a) Edifícios
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 10:45

Jorge Gontijo

(Sério gente, mandei meu contador embora hoje por conta de não saber me responder essas perguntas..)

quando esta frase , ele nao e culpado e sim o governo que praticamente sobrecarrega as empresas como a contabilidade , todo dia muda algo que gera alguma confusão , 

nem que trabalha por exemplo na receita federal ou estadual , prefeituras e caixa sabem sanar as duvidas quando ocorre alguma mudança e acaba tudo pra contador se virar ... infelizmente o brasil e sera uma venezuela daqui uns anos 

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 10:50

Geraldo  concordo com você! 

Os clientes muitas das vezes nao entendem quando não conseguimos responder a eles logo de imediato, todos querem prioridade, e nos viramos nos 30 para dar conta de tudo, mas nem sempre conseguimos  da forma que querem.

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
Jorge Gontijo

Jorge Gontijo

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 4 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2020 | 17:27

Patricia, entendo plenamente sua consideração, mas um contador que está sendo pago, no caso o meu, deveria saber responder a essas perguntas, sendo que sem essas respostas, posso tomar uma multa .

Meu contador respondeu que devo usar CFOP 6403 para fora do estado, 5403 para dentro do estado.
Devo usar no ICMS o codigo 203, resposta dele.
IPI ele me indicou usar 53,
PIS 99 
COFINS 49

Acho que esta errado.

Alguem pode opinar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.