x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 47.026

Tributação Oficina Mecânica

Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 09:19

Amigos Bom Dia,
Estou com dúvidas acerca de tributação para Oficina mecânica, estou começando a trabalhar como contadora com uma empresa desse ramo que vende peças e presta serviços mecânicos para autos, está muito bagunçada pois não é optante pelo SIMPLES NACIONAL mas o antigo contador vem fazendo seus impostos como se fosse. O proprietário pede para organiza-la mas estou perdida, pois outras empresas que tenho são de serviço. Então se ela não é optante pelo SIMPLES passar a ter tributação normal, tipo lucro presumido PIS, COFINS, IPRJ, CSLL, ISS, estou certa? E quanto ao ICMS como fazer? Se alguém poder me ajudar nesse sentido agradeçeria muito.

Kariny Bulhoes
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 13:38

Kariny, os impostos são esses mesmo, quanto ao ICMS é simples;

1º você vai ter somente que lançar os créditos de icms sobre as entradas e os débitos de icms sobre as notas fiscais de vendas;

2º Tem que pedir para teu cliente destacar icms nas nf emitidas;

3º No final do mês você soma todos os débitos de icms e diminui dos créditos das nf de entradas, o que chegara ao valor do imposto a recolher, se der crédito você não precisa recolher nada e ainda o usa no próximo mês;

4º Isso que coloquei acima são para mercadorias sem substituição tributária, e no caso de revenda de peças para veículos a maioria já vem com o icms recolhido na indústria em forma de substituição tributária, ficando assim teu cliente isento do recolhimento dos mesmos.

A principio é isso!, abraços

Elias Nunes

Elias Nunes

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 12:50

Boa tarde.

Tenho uma empresa, oficina mecânica, a atividade principal é 45.20-0-01 - Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores. A atividade secundária é 45.30-7-03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores. Em qual anexo ela se enquadra no simples nacional, anexo III ou IV/? Sendo que o faturamento é de até R$ 120.000,00 no ano, a alíquota é 4,5% ou 6%?

Obrigado.

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 14:05

Elias!, vai recolher sobre os CNAEs;
45.20.0-01 = tabéla III
45.30-7-03 = tabéla I

Ou seja; você vai separar as receitas de Seviços das de vendas e jogar para cada uma as devidas aliquotas citadas acima.

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Prata DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2010 | 16:24

Boa tarde pessoal,

Estou com o mesmo problema, só que meu cliente é optante pelo Simples Nacional.

Ele compra mercadorias do auto peças, presta serviço e revende as peças compradas. Neste caso, como funciona a situação de substituição tributária.

A maioria dos meus clientes são prestadores de serviços e sou bem leigo com relação à substituição tributária. Agradeço desde já a colaboração de quem puder me ajudar.

Um abraço

lucitelma soares

Lucitelma Soares

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 26 março 2011 | 11:01

Oi, gente... to com o mesmo problema. A oficina mecânica está emplantando NFe e quer alimentar o programa deles com códigos fiscais porque o programa tá calculando 18 para todos os produtos. Eles querem criar uma tabela com produtos colocando que aquele produto não é tributado, ou que é total mente tributado. Mas as alíquotas, onde encontro? Onde encontro lista das peças que são substituição tributária? Obrigada

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 11:59

Bom dia... no meu caso oficina é de funilaria e pintura tambem... e comercializa peças, qual seria a alíquota para calculo do ICMS na compra e qual seria o calculo na venda?
Não entendi sobrea Situação Tributaria... poderia me esclarecer um pouco mais?
Outra questão, meu CNAE 45.30-7-03 posso emitir nota normal talão ou tenho que emitir a eletronica?
Materiais de consumo no trabalho como tintas,vernizes... devo lançar em algum lugar? e apurar impostotambém?

grata.

FERNANDA BOTURA

Fernanda Botura

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 08:41

Bom dia, pessoal

temos uma associação, onde alguns associados vão fazer um investimento no patrimonio e querem que esse investimento seja transformado em quotas, para que futuramente possam reaver esse investimento, tenho dúvidas quanto a forma de contabilizar pois a associação não posssui capital social

grata

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 12 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 09:13

Fernanda Botura,

Sua pergunta não tem "muito a ver" com o tópico <Tributação Oficina Mecânica>.

te aconselho a postar a pergunta em tópico sobre o assunto especifico ou criar um novo tópico na sala de " Contabilidade em Geral ". Sua resposta será em um intervalo de tempo bem mais curto do que aqui...


Abraço

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:49

Caros, estou com um problema parecido: uma empresa, cuja atividade é a manutenção e preparação de veículos automotores para a prática de corridas, em locais próprios. São veículos locados que a empresa utiliza para corridas. Na verdade, a manutenção e reparação, é feita apenas para uso exclusivo nas corridas.Apenas os mecânicos, são funcionários registrados na empresa. O piloto, da equipe, tem um contrato direto com o patrocinador. Minha dúvida: o contador anterior informou que a empresa não poderia está no Simples naciona, mas, agora, comigo, pesquisei o CNAE e verifiquei que talvez possa sim - cnae 4520.0.03. Ele alega que é por conta do complemento da atividade (para a prática de corridas...)
Alguém pode me ajudar com essa questão?
A empresa pode ou não ser incluída no Simples?
Grata
Joana

ANA PAULA TIMOTEO CAMPELO

Ana Paula Timoteo Campelo

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 15:39

Adilson, boa tarde, pelo que vi vc é uma pessoa muito entendida do assunto, ve se pode me ajudar... Trabalho para uma oficina de lanternagem e pintua em Brasília, ela é empresa com Lucro Presumido, compramos peças de concessionarias e repassamos para seguradora com o preço a maior de 10%, esse nosso lucro temos que pagar icms? como é feito se sim.
Só repassamos depois que o reparo foi efetuado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.