x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 47.976

Tributação Oficina Mecânica

Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 09:19

Amigos Bom Dia,
Estou com dúvidas acerca de tributação para Oficina mecânica, estou começando a trabalhar como contadora com uma empresa desse ramo que vende peças e presta serviços mecânicos para autos, está muito bagunçada pois não é optante pelo SIMPLES NACIONAL mas o antigo contador vem fazendo seus impostos como se fosse. O proprietário pede para organiza-la mas estou perdida, pois outras empresas que tenho são de serviço. Então se ela não é optante pelo SIMPLES passar a ter tributação normal, tipo lucro presumido PIS, COFINS, IPRJ, CSLL, ISS, estou certa? E quanto ao ICMS como fazer? Se alguém poder me ajudar nesse sentido agradeçeria muito.

Kariny Bulhoes
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 13:38

Kariny, os impostos são esses mesmo, quanto ao ICMS é simples;

1º você vai ter somente que lançar os créditos de icms sobre as entradas e os débitos de icms sobre as notas fiscais de vendas;

2º Tem que pedir para teu cliente destacar icms nas nf emitidas;

3º No final do mês você soma todos os débitos de icms e diminui dos créditos das nf de entradas, o que chegara ao valor do imposto a recolher, se der crédito você não precisa recolher nada e ainda o usa no próximo mês;

4º Isso que coloquei acima são para mercadorias sem substituição tributária, e no caso de revenda de peças para veículos a maioria já vem com o icms recolhido na indústria em forma de substituição tributária, ficando assim teu cliente isento do recolhimento dos mesmos.

A principio é isso!, abraços

Elias Nunes

Elias Nunes

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 12:50

Boa tarde.