x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 47.976

Tributação Oficina Mecânica

Kariny Bulhoes da Cunha

Kariny Bulhoes da Cunha

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 09:19

Amigos Bom Dia,
Estou com dúvidas acerca de tributação para Oficina mecânica, estou começando a trabalhar como contadora com uma empresa desse ramo que vende peças e presta serviços mecânicos para autos, está muito bagunçada pois não é optante pelo SIMPLES NACIONAL mas o antigo contador vem fazendo seus impostos como se fosse. O proprietário pede para organiza-la mas estou perdida, pois outras empresas que tenho são de serviço. Então se ela não é optante pelo SIMPLES passar a ter tributação normal, tipo lucro presumido PIS, COFINS, IPRJ, CSLL, ISS, estou certa? E quanto ao ICMS como fazer? Se alguém poder me ajudar nesse sentido agradeçeria muito.

Kariny Bulhoes
ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2010 | 13:38

Kariny, os impostos são esses mesmo, quanto ao ICMS é simples;

1º você vai ter somente que lançar os créditos de icms sobre as entradas e os débitos de icms sobre as notas fiscais de vendas;

2º Tem que pedir para teu cliente destacar icms nas nf emitidas;

3º No final do mês você soma todos os débitos de icms e diminui dos créditos das nf de entradas, o que chegara ao valor do imposto a recolher, se der crédito você não precisa recolher nada e ainda o usa no próximo mês;

4º Isso que coloquei acima são para mercadorias sem substituição tributária, e no caso de revenda de peças para veículos a maioria já vem com o icms recolhido na indústria em forma de substituição tributária, ficando assim teu cliente isento do recolhimento dos mesmos.

A principio é isso!, abraços

Elias Nunes

Elias Nunes

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 12:50

Boa tarde.

Tenho uma empresa, oficina mecânica, a atividade principal é 45.20-0-01 - Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores. A atividade secundária é 45.30-7-03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores. Em qual anexo ela se enquadra no simples nacional, anexo III ou IV/? Sendo que o faturamento é de até R$ 120.000,00 no ano, a alíquota é 4,5% ou 6%?

Obrigado.

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 14:05

Elias!, vai recolher sobre os CNAEs;
45.20.0-01 = tabéla III
45.30-7-03 = tabéla I

Ou seja; você vai separar as receitas de Seviços das de vendas e jogar para cada uma as devidas aliquotas citadas acima.

Paulo Pedroso

Paulo Pedroso

Prata DIVISÃO 1 , Proprietário(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 20 outubro 2010 | 16:24

Boa tarde pessoal,

Estou com o mesmo problema, só que meu cliente é optante pelo Simples Nacional.

Ele compra mercadorias do auto peças, presta serviço e revende as peças compradas. Neste caso, como funciona a situação de substituição tributária.

A maioria dos meus clientes são prestadores de serviços e sou bem leigo com relação à substituição tributária. Agradeço desde já a colaboração de quem puder me ajudar.

Um abraço

lucitelma soares

Lucitelma Soares

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 26 março 2011 | 11:01

Oi, gente... to com o mesmo problema. A oficina mecânica está emplantando NFe e quer alimentar o programa deles com códigos fiscais porque o programa tá calculando 18 para todos os produtos. Eles querem criar uma tabela com produtos colocando que aquele produto não é tributado, ou que é total mente tributado. Mas as alíquotas, onde encontro? Onde encontro lista das peças que são substituição tributária? Obrigada

Kelly Cristina leite

Kelly Cristina Leite

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 11:59

Bom dia... no meu caso oficina é de funilaria e pintura tambem... e comercializa peças, qual seria a alíquota para calculo do ICMS na compra e qual seria o calculo na venda?
Não entendi sobrea Situação Tributaria... poderia me esclarecer um pouco mais?
Outra questão, meu CNAE 45.30-7-03 posso emitir nota normal talão ou tenho que emitir a eletronica?
Materiais de consumo no trabalho como tintas,vernizes... devo lançar em algum lugar? e apurar impostotambém?

grata.

FERNANDA BOTURA

Fernanda Botura

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 08:41

Bom dia, pessoal

temos uma associação, onde alguns associados vão fazer um investimento no patrimonio e querem que esse investimento seja transformado em quotas, para que futuramente possam reaver esse investimento, tenho dúvidas quanto a forma de contabilizar pois a associação não posssui capital social

grata

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2011 | 09:13

Fernanda Botura,

Sua pergunta não tem "muito a ver" com o tópico <Tributação Oficina Mecânica>.

te aconselho a postar a pergunta em tópico sobre o assunto especifico ou criar um novo tópico na sala de " Contabilidade em Geral ". Sua resposta será em um intervalo de tempo bem mais curto do que aqui...

Abraço

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 10:49

Caros, estou com um problema parecido: uma empresa, cuja atividade é a manutenção e preparação de veículos automotores para a prática de corridas, em locais próprios. São veículos locados que a empresa utiliza para corridas. Na verdade, a manutenção e reparação, é feita apenas para uso exclusivo nas corridas.Apenas os mecânicos, são funcionários registrados na empresa. O piloto, da equipe, tem um contrato direto com o patrocinador. Minha dúvida: o contador anterior informou que a empresa não poderia está no Simples naciona, mas, agora, comigo, pesquisei o CNAE e verifiquei que talvez possa sim - cnae 4520.0.03. Ele alega que é por conta do complemento da atividade (para a prática de corridas...)
Alguém pode me ajudar com essa questão?
A empresa pode ou não ser incluída no Simples?
Grata
Joana

ANA PAULA TIMOTEO CAMPELO

Ana Paula Timoteo Campelo

Iniciante DIVISÃO 1 , Agente Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 14 dezembro 2012 | 15:39

Adilson, boa tarde, pelo que vi vc é uma pessoa muito entendida do assunto, ve se pode me ajudar... Trabalho para uma oficina de lanternagem e pintua em Brasília, ela é empresa com Lucro Presumido, compramos peças de concessionarias e repassamos para seguradora com o preço a maior de 10%, esse nosso lucro temos que pagar icms? como é feito se sim.
Só repassamos depois que o reparo foi efetuado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade