x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 29.875

baixa empresa com estoque SP

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2010 | 19:27

Como é esse estoque, que produtos que são?
Se for alimentos, pode emitir uma nota como se tivesse dado perda.
Se for mercadoria, é melhor emitir uma nota de venda, nem que seja a preço de custo mesmo.

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 10:59

Pessoal,

Também estou com uma dúvida sobre estoque, um cliente nosso vai encerrar a empresa e está com um estoque de R$ 70.000,00, ele já parou com a empresa que antes usava ECF, agora como ele deve fazer para baixar esse estoque??Emitir uma nota no mod. 1 com o CFOP 5928?Se sim, quem deve constar como destinatário e os produtos devem ser informados na nota 1 por 1 ou pode ser feito uma relação com os produtos e a nota só com o valor?Desde já obrigada, Rose.

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 13:53

Olá, boa tarde!

Esta é uma situação em que se existe estoque nominal, saldo no livro de inventário, e não se tem o mesmo em espécie, é porque a empresa efetuou vendas sem emissão de notas fiscais ou houve algum erro ao efetuar as vendas sem que haja feito notas fiscais, verifique também se a escrituração das notas fiscais está correta, pode ter ficado algum talão sem lançar e que deve ser apurado.

Há que se verificar o erro e caso não tenha emitido as notas fiscais, seria necessário emitir as mesmas para regularizar a situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 15:37

Boa tarde Gilberto,

Obrigada pela resposta.
Aconteceu o seguinte com essa empresa, ela pediu para encerrarmos a firma e em 11/2009 ela deixou de emitir as notas/faturar.Quando a contabilidade fez o fechamento, viu que havia esse estoque e avisou para que eles dessem baixa no mesmo.Como eles não estão mais funcionando, fiquei nessa dúvida, como fazer essa baixa se não haveria comprador?Agora a tarde consegui uma informação no Posto Fiscal, o chefe do posto me disse que pode ser feito a nota Mod.1 para o proprietário usando o CFOP 5928 e que eu posso fazer uma relação das mercadorias e anexar à essa nota (para não ter que fazer várias notas com todos os produtos).Você já viu algum caso assim?
Até mais e muito obrigada mesmo.
Rose

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 março 2010 | 17:42

Olá Roseli !

Confesso que nunca vi caso assim não, mas realmente este CFOP 5.928 tem esta finalidade, resta saber se é uma operação tributada ou não.

Creio que seja tributado, estou sem tempo, mas vamos pesquisar e aguardar outros colegas se manifestarem.

Abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Christiane Covatti Vieira

Christiane Covatti Vieira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 17:59

Boa a tarde a todos!!

Estou com o mesmo problema e estive pesquizando a respeito, olha só as informações que obtive, fonte: econeteditora - são respostas que obtive de seus consultores:

Curitiba, 16 de Agosto de 2010

Boa tarde,

A NF emitida pelo encerramento de atividade é de entrega das mercadorias aos sócios.

Não há incidência de tributos federais pois não se enquadra no conceito de faturamento, caso o sócio façam a venda destes produtos, a tributação ocorrerá no CPF dos sócios.

Caso os sócios utilizem as mercadorias como capital social em nova empresa, a venda destas mercadorias pela nova empresa gerará os tributos federais.

Bom dia,

Conceito de faturamento para o IRPJ e CSLL está previsto no artigo 2° e 5° da IN SRF 93/1996 e o PIS e COFINS no artigo 10 da IN SRF 247/2002.

Espero que os ajudem. Acho que o consultor da Econet está correto, será que esta correto não oferecer a tributação essa nf emitida no codigo 5928?

Att
Christiane

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 08:11

Maria Tereza Corsi,

Se esse Estoque existente, estiver incluso no objeto de compra e venda, o mesmo poderá ser transferido ao Comprador, através da emissão de Nota Fiscal de Venda.

Caso o estoque, seja distribuído aos ainda sócios, proporcialmente a
participação no capital social de cada um, deverá ser feito emissão de Nf com Cfop 5.928 - Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente do encerramento da atividade da empresa.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 15:34

Maria Tereza Corsi,

Fico a disposição. Caso tenha outras dúvidas, volte a utilizar o Forum Contábeis.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.