x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 53

acessos 171.396

Credito de icms de produtos com substituição tribu

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 12:39

lisaura,
a sua empresa sendo revendedor,em ambos os casos tem que colocar como ISENTO em seu PDV, porque na aquisição desses produtos o icms st já foi recolhido pelo fabricante.

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Camila Harmani

Camila Harmani

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:52

Boa Tarde!


João figueiredo, Salete e a todos!

Estou com uma dúvida se alguem puder me ajudar.

Tenho que dar entrada numa nota conf. seu CFOP é de 5405 (ST) , porem esta mercadoria não vai ser destinada a comercialização por este motivo tenho que lançar o CFOP 1401, (conf art 272 / ricms/00) correto? neste artigo informa que posso me creditar do ICMS ( ai tenho que verificar a aliquota correta) certo? a minha principal duvida é que se posso também me creditar (lançar na entrada o IPI e se estou fazendo certo lançando o icms uma vez que o artigo diz que posso aproveitar este credito)? e se tem algum artigo que fala do IPi neste caso
Obrigada!

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 15:43

camila,
embora eu concorde com voce, mas voce só tem direito ao crédito, desde que,seja de industria para industria, ex se uma industria vender produtos com st, e esses produtos serão enviados como mat.prima para outra industria, e que tem que sair sem icms retido, somente o icms normal,aí sim a sua empresa tem direito ao crédito.essa informação eu tinha verificado junto a iob comentando sobre o art 272, e o questionamento da iob, informou quer tem que verificar o art 278
mas de qualquer maneira , foi interessante essse seu questionamento,tendo em vista que saiu uma polemica discussão a respeito desse art 272,e olha que aqui onde trabalho tem uma empresa que é industria e compra prods.com cfop 5405 substituido, mas pra não dar problemas no futuro os créditos não são efetuados.
em cima da sua pergunta irei questionar novamente com a iob, mas verifica o art 278 que comenta sobre a escrituração do substituido.
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Camila Harmani

Camila Harmani

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 17:27

Obrigada João!

Porem verifiquei no artigo 278 e não fala sobre o IPI e é esta a minha maior dúvida, sabe de algum artigo que fala precisamente deste?

Obrigada

Martins

Martins

Prata DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 18:16

Camila

do RIPI

Art. 227. Os estabelecimentos industriais, e os que lhes são equiparados, poderão, ainda, creditar-se do imposto relativo a matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem, adquiridos de comerciante atacadista não contribuinte, calculado pelo adquirente, mediante aplicação da alíquota a que estiver sujeito o produto, sobre cinquenta por cento do seu valor, constante da respectiva nota fiscal (Decreto-Lei no 400, de 1968, art. 6o).

Abs

"Todos nós nascemos originais e morremos cópias"
"A defesa da miséria é um subproduto da miséria intelectual"- Roberto Kenard
Ernesto Fernandes

Ernesto Fernandes

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 15:49

boa tarde a todos:
minha duvida e a seguinte: tenho um cliente que vende sacos de cimentos, um cliente dele (uma industria) esta comprando os cimentos e quer se aproveitar do icms, existe essa possibilidade????????
meu cliente esta como substituição tributaria.

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:42

ernesto,
seu cliente que esta vendendo esses cimentos é industria ou comercio?

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 17:34

julio cesar,
em sp utilizamos o crédito do icms proprio, somente pelas saidas na ap. do icms em outros créditos, no rj provavelmente deve ser o mesmo procedimento
na entrada a bc do icms st e icms st informa em obs
obs>estou falando por sp, porque não conheço a legislação do rj
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
CLODOALDO BARBOSA DIAS

Clodoaldo Barbosa Dias

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 16:59

boa tarde a todos, estou com dúvidas em relação ao recebimento de medicamentos sujeitos à substituição tributária do icms/pr, tendo em vista nossa empresa ser varejista e ter recebido a mercadoria da distribuidora, em bonificação (desconto incondicional), sem a retenção do imposto (a nota fiscal veio com cst 000, com cfop 5.910) foi tributado integralmente o icms. no rodapé da nota faz menção a LC 87/1996. isto está correto? ou devo efetuar o cálculo do icms st e efetuar o recolhimento, uma vez a distribuidora não ter efetuado tal procedimento? grato.

"Mais vale um exemplo do que mil palavras."

Assessoria documental para Rádios comunitárias, Elaboração de Estatutos de todos os segmentos do 3º setor, Atas, Licitações, Assessoria técnica para outras associações, fundações e entidades congêneres.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 19:51

vera lucia
me passa seu email que eu mando pra voce uma tabela de como ajustar o iva e calculos do icms substituição
abs
joão figueiredo

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
vera lucia rodrigues

Vera Lucia Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 11:39

Joao, bom dia
A planilha que estou precisando e calcular o credito do ICMS normal e ICMS ST, porque aqui em Brasilia artigo 328 a 330 fala sobre credito proporcional, essa empresa ela compra de SP e vende tanto no DF como para outros estados, dentro do DF ela Substituido para fora ela e Substituto entao nesses artigos fala sobre calculo proporcional de credito de ICMS normal e ICMS ST.
Meu E-mail e @Oculto
Obrigada,
Vera

CLODOALDO BARBOSA DIAS

Clodoaldo Barbosa Dias

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 09:11

bom dia, ainda esperando colaboração quanto a resposta da questão elaborada e Postada, Quinta-Feira, 9 de agosto de 2012 às 16:59:38. grato a todos pela atenção.

"Mais vale um exemplo do que mil palavras."

Assessoria documental para Rádios comunitárias, Elaboração de Estatutos de todos os segmentos do 3º setor, Atas, Licitações, Assessoria técnica para outras associações, fundações e entidades congêneres.
ANDRE LUIZ SOARES MACHADO

Andre Luiz Soares Machado

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 14:33

joao figueiredo, gostaria de uma ajuda sua.sou de mg, e tenho como cliente dos supermercado.
a minha duvida e a seguinte. o cliente compra da industria sediada em mg mesmo os produtos sao com cst 070, na nf vem destacado o icms normas e mais o icms-st , eu nao aproveito o icms pois na venda estes produtos vao sair com o codigo 060 que e st, agora a minha duvida e a seguinte, no icms st vem somado com os produtos onde da o total da nf , este icms que na realidade e a diferençao do calculo da st menos icms normal, eu posso aproveitar ?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 14:43

andré, tudo beleza?
vou falar por sp, porque não conheço a legislação de mg.
aqui em sp não é recuperado o icms st pela entrada,e nem o icms proprio por se tratar de imposto não cumulativo
ex comprei uma determinada mercadoria que vem com icms subst, não recupero o credito, nas saidas internas sai com cfop 5405, como substituido.
nas vendas interestaduais recupero o icms proprio com cfop 6403, entendeu?
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 15:09

andré,
o pessoal aqui esta mexendo no speed, eu até o momento não comecei a mexer ainda, mas com certeza teremos mais difuldades em confrontar as informações com contabilidade e fiscal, mas tudo vai se encaixar, só o tempo vai dizer

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Eduardo De Limas
Moderador

Eduardo de Limas

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2012 | 15:12

Boa Tarde a todos;

Por favor se atenham ao conteúdo especificado no titulo do tópico; Cada assunto deve ser tratado em tópico especifico afim de facilitar a pesquisa e manter a ordem.

Assim sendo este tópico será trancado para que seja mantido a essência do mesmo;

Solicito ainda que não seja respondido perguntas realizadas em sala errada, e sim marcada como infração.

Abraços

Att

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.