Victor Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa noite.
Estou com uma dúvida a respeito da incidência de ICMS sobre mercadorias adquiridas como Pessoa Física em leilão online da Receita Federal.
Arrematei, recentemente, por meio do SLE (Sistema de Leilão Eletrônico- Receita Federal), um lote de produtos contendo 03 celulares, sendo que já efetuei o pagamento do DARF integral do valor da arrematação. Ocorre que, no edital consta que o recolhimento de ICMS é de responsabilidade do arrematante e é necessário a comprovação do recolhimento ou da isenção para que seja possível a retirada do lote, conforme observa-se no item do edital a seguir transcrito:
"Comprovação de recolhimento, de isenção e de não incidência do ICMS, mediante a apresentação da 4ª via da Guia Nacional de Recolhimento do ICMS ou da Guia de Recolhimento do Estado onde encontra-se armazenada a mercadoria, conforme o caso, ou da 4ª via da Declaração de Exoneração do ICMS na entrega de mercadorias estrangeiras."
Minha dúvida é como saber se preciso recolher o ICMS ou se é isento, e, caso precise recolher, como faço para gerar a guia? É no site da receita estadual do Pará (estado onde se encontra o lote)? É sobre o valor total da arrematação? E qual a alíquota?
Lembrando que, arrematei como Pessoa Física, e que o lote atualmente se encontra no estado do Pará. Por ter arrematado como Pessoa Física, ou seja, os produtos serão apenas para uso e não para venda, seria isento de ICMS? Caso for isento, como onde encontro a guia que comprova essa isenção?
Desde já agradeço.