x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 346

Cobrança de ICMS

Ricardo Campos

Ricardo Campos

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Domingo | 12 julho 2020 | 16:58

Sou inexperiente em assuntos fiscais, e me deparei com uma situação que acabou me trazendo prejuízo.
comprei alguns iphones de uma empresa, que emitia nota fiscal, era venda corporativa, para o cnpj.
o cnpj trata-se de uma outra atividade, Lavanderia, mas o vendedor afirmou que não tinha problema, só não poderia ser MEI.
comprei os os iphones, chegaram, ótimo, uma boa margem de lucro nas venda. Mas, veio depois a cobrança do ICMS que segundo meus cálculos , foi de 24% em cima do valor da nota. Os produtos saíram da Paraíba e foram entregues no Pernambuco. Meu lucro virou prejuízo, tive que pagar mais de  22 mil reais somente de icms. A cobrança de 24% foi correta?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 julho 2020 | 14:50

Ricardo boa tarde !

Vou te dar uma explicação por alto, pois a legislação de PE é bem chatinha..rs
Se a alíquota interna da PB é 18% e a interestadual de PE é 12% (estou afirmando) vc pagaria apenas 6% de diferencial de alíquota na apuração do ICMS.
Mas, PE sempre tem umas peculiaridades, peça para seu fornecedor lhe passar o embasamento legal.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.