x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 5.642

MEI contatar empregado ou autônomo??

Adilio Santos

Adilio Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 19:43

Boa Noite Amigos,
Me formalizei como MEI em novembro passado e com muito custo e ajuda de muitos aqui, consegui finalizar a inscrição (CNPJ, IE, CCM). O fato é: Sou técnico em informática, e agora com a empresa estão surgindo alguns prospects, somente eu estou atualmente trabalhando, ou seja, não tenho funcionário. Contudo, alguns destes prospects vai demandar mais mão de obra do que eu posso suprir, de tal forma, serão serviços esporádicos onde não poderia contratar um funcionário, pois com esse teto de faturamento mal dá pra empresa quanto menos com funcionário, assim sendo, poderia contratar um autonômo que me desse um RPA, pelo serviço prestado, e como seria esporádico ele poderia se caracterizar como um terceiro, gostaria de saber se posso fazer dessa forma, e como devo proceder.....

Grato pela atenção

Eduardo Franco da Silva

Eduardo Franco da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 16:31

Primeira Adílio. A lei previu uma única oportunidade de contratação. E restringe-se a 1 pessoa. Esta modalidade pretendida é temerária para você considerando que terás que fazer a retenção previdenciária e informar no SEFIP. O que por si só já o denunciará e poderá perder o credenciamento. Além disso, mesmo que não faça a retenção. Corres o risco ainda, de o contratado reclamar judicialmente o vínculo empregatício. O que pode trazer ainda mais transtornos para você. Portanto, não tente inventar formas de burlar a legislação pois nem sempre isso dá certo. É isso!!! Espero ter ajudado..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.