x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2.586

acessos 529.534

Icms Substituição Tributária

OTAVIO ROVINA LUIZ

Otavio Rovina Luiz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 15:08

Bom Tarde!

Temos uma matriz comercial de pneus no Paraná com filial em São Paulo, ambas optante pelo simples. Considerando que no Paraná essa mercadoria não tenha Substituição Tributária no ICMS e no em São Paulo tenha, quando a matriz fizer transferência do PR para SP, como deve ser emitida a NF? Devo recolher ICMS ST?

Obrigado!

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 15:11

daniela,
se o produto tem substituição tributaria, mas se os fornecedores mandaram sem st, é que provavelmente não tem protocolos entre o estado dos fornecedores e o rj, ou seja, mandaram como venda normal.
"nesse caso se tiver substituição em seu estado precisa recolher a antecipação da substitução, embora eu não conheço a legislação do rj, mas creio eu que o procedimento é o mesmo"
obs>nesses casos de antecipação seria importante voce verificar com alguem de seu estado, pelo menos em sp funciona dessa maneira
abs

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
LUANA BÍSCARO MORONI

Luana Bíscaro Moroni

Prata DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 09:44

Bom dia!

Estou com uma dúvida em relação à aquisição de toner, NCM 84439933.Fiz uma pesquisa e vi que no estado de SP, este produto não está na ST, porém, o cliente adquiriu este produto do estado do RJ e, na nota, veio destacada a alíquota de 12% de ICMS e o CFOP 6.401.
Como devo fazer o lançamento desta nota?
No estado de SP existe alguma redução na base de cálculo deste produto?

Obrigada!

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 10:15

luana, bom dia!
1-rj não tem protocolo com sp da cf 844399933!
2- o fornecedor mandou com cfop 6401, e tributou o icms st tambem ou não?ou foi somente o icms proprio?
3-se não veio com icms st na nf, voce precisa solicitar carta de correção p/cfop
4-se o fornecedor não mandou com icms st na nf, precisa recolher a antecipáção da substiuição em favor de sp, port cat 172/2011, tendo em vista que tem st em sp
fico no aguardo

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
LUANA BÍSCARO MORONI

Luana Bíscaro Moroni

Prata DIVISÃO 2, Escriturário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 10:26

João, o fornecedor não tributou o ICMS - ST na nota, foi somente o ICMS próprio.
Você disse que se o fornecedor não mandou com ICMS - ST, eu preciso recolher a antecipação da substituição em favor de SP, mas fiquei na dúvida, pois este produto, de acordo com o NCM, não está na ST aqui em SP.
E agora?

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 10:47

luana,
tem st em sp sim, ver abaixo!
port cat 172/2011


Outras máquinas e aparelhos de impressão por meio de blocos, cilindros e outros elementos de impressão da posição 84.42; e de outras impressoras, máquinas copiadoras e telecopiadores (fax), mesmo combinados entre si, suas partes e acessórios 8443.99- 36,79%

como a empresa do rj esta no presumido esse iva tewm que ajustado p/
46,80¨%
se o fornecedor mandou com cfop 6401 tem que solicitar carta de correção p/6101
a antecipação tem que recolher pela data da entrada da mercadoria, se voce tiver duvidas no calculo me passa o vr da mercadoria da nf dof fornecedor que eu calculo pra voce

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Marilia Rafaela Queiroz Amaral

Marilia Rafaela Queiroz Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 11:46

Olá pessoal, estou precisando de ajuda para esclarecer uma questão de escrituração de entrada referente a compra para revenda com st. ..

A empresa é comercio "RPA" e comprou de uma industria onde foi destacado o ICMS ST,e escriturei da seguinte forma:
VC-424.832,52
Outros-390.226,63
Observação: Imp.Ret- 34.605,89

Quando importo para a Nova Gia, ao consistir aparece a divergencia que o O Valor Contábil não é igual a soma dos valores de: Base de Cálculo, Isentas e Não Tributadas, Outras, Imposto Retido por Substituição Tributária e Outros Impostos;

Será que devo ignorar esta mensagem e consistir normalmente?
Ou tem outra forma de ajustar para corrigir?

Desde já agradeço pela atenção.

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 12:01

marilia,
em nossos programas lançamos tambem a bc do icms st e icms st em obs na escrita,e na importação pra a gia, é consistido normalmente na transmissão da gia
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 13:51

marilia,
se na nf vem como:
5401/6401
vc 424832,52
vr merc 390226,63
icms st 34605,89

na sua escrita:
cfop 1403 ou 2403
vc 424,832,52
outras icms : 390226,63
bc icms st e icms st em obs
a = dif será do icms st, entendeu?
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Marilia Rafaela Queiroz Amaral

Marilia Rafaela Queiroz Amaral

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 14:09

Entedi João, é que o meu sistema operacional no momento da geração da GIA, importa o valor da ST que está na obs no campo de IRetSub Trib no substituído, e isso me preocupou.

O correto será no CFOP 1.403 OU 2.403 da GIA será VC e Outras, pois a informação sobre o imposto retido que deverá especificar na Gia é a Industria ou importador.

Atenciosamente,

Marília

grauciete carvalho

Grauciete Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 15:14

boa tarde!

vi que vc conseguiu ajudar o victor com o problema dele com o cálculo da st com redução para produtos de informática no mg, será que terei a mesma sorte?

eu tô com o mesmo problema dele, sou do rio de janeiro - campos dos goytacazes e não consigo fazer o cálculo da st para meu estado, pois não sei qual é o valor de redução para meu estado e nem que fórmula é a certa, pois minha empresa é do simples nacional e alguns de nossos forncedores não mandam nfe com st e temos que recolher a st daqui só que não sabemos como fazer, vc poderia me ajudar?

grauciete carvalho

Grauciete Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 15:36

Não joão deixa eu te explicar melhor.

Eu comprei alguns produtos do ES e eles não inclui a ST dos produtos, eles falaram que é pra eu recolher a st aqui (no rio de janeiro - campos dos goytacazes)

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 15:41

grauciette,
me informa a classif.fiscal dos produtos que constam na nf do fornecedor

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
grauciete carvalho

Grauciete Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 16:05

joão segue a baixo os produtos e a classificação fiscal de cada.

os cartuchos originais da hp 122 pto xl e 60 color - a classificação fiscal é 84439923
o tonner original da hp 05a - a classificação fiscal é 84439933
impressora laserjet mono hp p1102w wireless - a classificação fiscal é 84433233
impressora jato de tinta deskjet 1000 - a classificação fiscal é 84433231
impressora multifuncional officejet j4500 - a classificação fiscal é 84433111
pen drive usb de 4 gb smart - a classificação fiscal é 85235190

JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 16:36

GRAUCIETTE,
eu verifico mais tarde pra voce!tenho msm mas não podemos usar, senão ninguem trabalha aqui!kkk

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 17:36

grauciete ,
até o momento não recebi, deve ser o transito pegou muuito farol no caminho, mas até a meia eu acho que chega!kkk

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.
Página 61 de 87

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.