x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 35

acessos 24.810

Arquivo xml da NFe

André Valejo

André Valejo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 10 abril 2010 | 10:42

Tenho um cliente que esta obrigado a emitir NFE a partir de 01-04-2010.
Ele esta obrigado a conservar o arquivo XML das entradas de mercadorias tambem, pelo fato de estar obrigado a emitir NFE.
Existe alguma maneira de importar esse arquivo pela internet? ou só poderá receber através de email enviado por seus fornecedores?

Obrigado

Valejo Assessoria Contábil
Quatá/SP
Willian Cheng

Willian Cheng

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 14 anos Domingo | 11 abril 2010 | 13:42

André, este é um procedimento que, na minha opinião, tem gerado muita polêmica. Na verdade é obrigação do emitente, diponibilizar o arquivo XML c/ protocolo de autorização, ou seja, é necessário que seja o arquivo final e não apenas o XML gerado depois de assinado digitalemente. Na prática, muitos fornecedores não entendem isto e/ou tem má vontade de seguir a legislação.

Tais procedimentos estão descritos no Portal da Nota Fiscal Eletronica:

10. Distribuição da NF-e para o Destinatário

Conforme previsto na cláusula décima do AJUSTE SINIEF 07/05, o emitente e o destinatário deverão manter em arquivo digital as Notas Fiscais eletrônicas pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, devendo ser apresentada à administração tributária, quando solicitados.

O emissor da Nota Fiscal Eletrônica deve enviar o arquivo digital da NF-e para o destinatário, seja de forma eletrônica ou por qualquer outro meio que possibilite o destinatário ter acesso ao arquivo digital.


O DANFE é um Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica hábil para acobertar o trânsito de mercadorias e não substitui a Nota Fiscal eletrônica em nenhuma hipótese.


Os destinatários que não sejam credenciados para operar com a NF-e poderão escriturar a NF-e com base nas informações contidas no DANFE, que deverá ser mantido para apresentação à administração tributária quando solicitado.

10.1 Processo de Distribuição


A modalidade tecnológica de intercâmbio do documento eletrônico entre o emissor e receptor deve ser acordada entre ambos, respeitando o sigilo fiscal e o padrão de conteúdo de dados definido neste item. As formas mais comuns de troca de informações entre as
empresas no 'comércio eletrônico' (B2B) são:

 troca de mensagens em sistema específico, baseado em WEB ou rede privativa;
 troca de arquivos;
 troca de mensagens via e-mail;
 disponibilização de informações em portais, com acesso sob demanda e autenticação
de acesso.
Portal da NF-e : perguntas frequentes

Na minha curta experiência, alguns poucos fornecedores maiores estão disponibilzando os arquivos através de portais c/ acesso mediante senha, o restante envia através de e-mail, isto quando entendem a legislação, caso contrário é uma "novela".

Até onde eu sei, apenas um SeFaz (de um estado que no momento não me recordo) disponibiliza o download do XML para o contribuinte que confirmar o receimento da mercadoria.

Bianca Auras Franco Candelaria Hey

Bianca Auras Franco Candelaria Hey

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 11 abril 2010 | 20:59

Boa noite.

Aconteceu um caso no escritorio que trabalho:

Essa distribuidora veio para nosso escritorio em janeiro de 2010, e tiramos direto do site da industria os arquivos de XML, so que quando importei pro meu sistema deu varias inconsistencia, no final da historia, em conjunto com um rapaz ligado a area da informatica, que mexe com desenvolvimento de programas descobrimos que os erros estavam no arquivo XML, na estrutura, com isso os meses 01/2010 a 03/2010 estão errados.

Os erros es~tão no campo de desconto, de cada item e depois no total da nota, fazendo com que o valor da mercadoria esteja errado e o desconto sendo aplicado 2x.

Sei que não existe carta de correção para Nf eletronica.
Imagino ainda que não exista como corrigir esses arquivos de XML que ja estão na plataforma da nf eletronica.
O que eu posso fazer?

Att

Bianca

Bianca Franco Hey

...Não tenha medo, tenha Fé...
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 15:56

Boa tarde

Bianca, se o problema for somente em relação ao desconto concedido em duplicidade, você pode fazer uma nota fiscal complementar das operações anteriores.


atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 15:57

André,

Em relação a guarda do arquivo, qualquer contribuinte (seja emitente ou não da NFe) deve conservar o XML, pois é somente este que tem validade jurídica. O receptor da NFe pode utilizar o Danfe para escrituração do documento fiscal, mas o fisco só reconhece o XML como documento válido.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."
Marcos Almeida

Marcos Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 14 anos Segunda-Feira | 7 junho 2010 | 18:41

Olá.

Realmente tenho percebido que as grandes empresas mantém portais de download, as empresas menores (quando enviam) enviam por email. Mas muitos não tem enviado não.

É um trabalho de formiguinha ligar para cada fornecedor e conscientizá-los de que a lei exige o envio automático do XML, seja por email, seja por portal.

Com relação à guarda dos XML estou testando o DANFE View (https://www.danfeview.com.br) e tem se mostrado um bom aplicativo para armazenamento dos XML que vem dos fornecedores.

Abço.

Marcos

Mariza Gleimmer

Mariza Gleimmer

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 setembro 2010 | 13:19

Olá, alguém usa esse programa DANFE View ? Sabe me dizer se ele funciona bem para armazenamento de NF-e?

http://www.youtube.com/watch?v=nYNzDXtdpIA


Os clientes questionam sobre o armazenamento de NF-e mas o que tenho visto no mercado são soluções para salvar online a custos meio elevados, R$ 800,00 , R$ 900,00 por ano por cliente. Temos 60 clientes que emitem e recebem NF-e, seria um investimento impagavel para a nossa realidade neste momento.

Marcos Demarchi

Marcos Demarchi

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Negócios
há 13 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 11:03

Gostaria de informar a todos os membros deste portal e principalmente aos que situam-se no Litoral Norte e Vale do Paraiba, minha satisfação em poder estar participando e quem sabe contribuindo com informações, principalmente referentes a NFe - Somos distribuidores exclusivos do NFe Emissor da Tecnospeed. dúvidas poderam ser encaminhas por e mail ou pelo próprio portal.

@Oculto

Netto Bonatelli

Netto Bonatelli

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Banco de Dados
há 13 anos Sábado | 18 dezembro 2010 | 10:56

Bom dia.
Realmente tem crescido assustadoramente a quantidade de empresas que tem adotado o armazenamento de NFe em banco de dados de terceiros , isso reduz custos e aumenta muito a segurança das NFe , lembrando que a perda dos arquivos xml gera multa e penalidades previstas por lei.

Temos um sistema que Armazena , gerencia e compartilha os arquivos xml.
Peça um material explicativo através do email:

@Oculto

New Way Soluções Digitais.
Soluções em Organização Digital.

At. Netto Bonatelli

Marco Antonio Faé Venancio

Marco Antonio Faé Venancio

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 18:07

Amigos
Lendo os comentários neste tópico, continuei em dúvida sobre a guarda dos Arquivos XML em relação às ENTRADAS (compras, remessas, etc..). Tenho absoluta certeza sobre a obrigação da guarda dos magnéticos das SAÍDAS.
Uma vez tendo o papel imprimido (DANFE) dessas Entradas devidamente arquivado, não seria dispensável a guarda dos XML?

MARCO VENANCIO
Contabilista
NÃO EXISTE UMA RECEITA PARA O SUCESSO. MAS HÁ BONS REMÉDIOS PARA PREVENIR O FRACASSO!
João Francisco Camilli Júnior

João Francisco Camilli Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 08:22

Bom dia!!

Tenho uma dúvida ainda. Conforme comentários anteriores, sabemos da obrigatoriedade da disponibilidade do arquivo XML aos clientes/fornecedor.
O problema é justamente quando não há essa disponilidade.
O fornecedor emite o Danfe porém não encaminha o arquivo XML e ocorre uma verdadeira novela para receber o arquivo. O que fazer quando há "resistência' das empresas em disponibilizar de imediato o arquivo XML? Muitas empresas demoram semanas para envia-lo.

EDUARDO R.ANTUNES COELHO

Eduardo R.antunes Coelho

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 09:03

João, esse é um problema difícil de ser resolvido. Até grandes empresas deixam de enviar os xml. Uma forma de pressionar essas empresas que não cumpre a lei é dizer que só recebe a mercadoria se o xml já tiver sido enviado, inclusive constando isso nos pedidos de compra.

Att. Eduardo

João Francisco Camilli Júnior

João Francisco Camilli Júnior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 12:55

Eduardo, obrigado.
Diversas atitudes já foram tomadas, inclusive contra grandes empresas do varejo.
Seria interessante a SEFAZ tratar esse assunto melhor, pois é obrigação das empresas a disponibilidade do arquivo.
Segundo o posto fiscal, se em uma fiscalização for solicitado os arquivos, independente se o fornecedor/cliente enviou, a atuação será em nossa empresa, ou seja, é uma obrigação que nem sempre poderemos cumprir.

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 13:38

Boa tarde pessoal...

Esta questão do XML é complicada...

No meu ponto de vista, todos os validadores (tanto o gratuito quanto os particulares) deveriam ter a ferramenta para envio automatico do arquivo via e-mail...

Uma solução interessante que me deparei estes dias foi com a Kalunga... Eles fornecem o arquivo XML através de uma pagina especifica pelo site deles...

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2011 | 21:17

Boa Noite - Andrea

Voce pode importar tanto as notas de entrada como as de saidas - atraves do arquivo XML das notas.

Mas isso vai depender de qual sistema voce usa.

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
Fernando Correa

Fernando Correa

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 13 janeiro 2012 | 12:19

A Obrigatoriedade por disponibilizar a Nfe por SP veio somente em 2011 através da seguinte portaria:

Portaria CAt 162/08

§ 6º - Deverá ser encaminhado ou disponibilizado “download” do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso, conforme padrão estabelecido por Ato COTEPE: (Redação dada ao parágrafo pela Portaria CAT-30/11, de 04-03-2011; DOE 05-03-2011; Efeitos a partir de 1º de julho de 2011)


Temos o ajuste sinief 12/09 que já havia a disposição mas entendo que para ter vlaidação no estado deve haver a determinação dentro do regualemento.

Alguém entende dessa forma? Estou correta?

Anderson Quirino

Anderson Quirino

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 10:12

Bom dia Luis Urtado,

É o ajuste de instituição da NFe (Ajuste Sinief 07/05)

Cláusula sétima (...)

§ 7º Deverá, obrigatoriamente, ser encaminhado ou disponibilizado download do arquivo da NF-e e seu respectivo Protocolo de Autorização de Uso:

I - ao destinatário da mercadoria, pelo emitente da NF-e imediatamente após o recebimento da autorização de uso da NF-e;

II - ao transportador contratado, pelo tomador do serviço antes do início da prestação correspondente.


§ 8º As empresas destinatárias podem informar o seu endereço de correio eletrônico no Portal Nacional da NF-e, conforme padrões técnicos a serem estabelecidos no ‘Manual de Integração - Contribuinte’.

Willian Cheng

Willian Cheng

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 12:25

Anderson Quirino, o § 8º foi acrescido à cláusula sétima pelo Ajuste SINIEF 12/09. Reparem que no texto:

§ 8º As empresas destinatárias podem informar o seu endereço de correio eletrônico no Portal Nacional da NF-e, conforme padrões técnicos a serem estabelecidos no 'Manual de Integração - Contribuinte'.


Está "a serem estabelecidos", portanto se ainda não há esta opção no Portal Nacional da NF-e, tal função será implantada futuramente e em se tratando de Brasil, sabemo que se não for para "arrancar" mais dinheiro do contribuinte então não há urgência.

Willian Cheng

Willian Cheng

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 14:05

Caros colegas,

Não sei se é de conhecimento de voces, mas a SeFaz do estado de São Paulo já oferece a opção de baixar o arquivo digital da NF-e. O arquivo fica disponível por um prazo de 60 dias e o único requisito é que seja feito na máquina onde esteja o certificado digital do destinatário.

Isso deve acabar com o problema de fornecedores "teimosos" que insistem em não enviar os arquivos digitais devidamente protocolados.

Fernando Correa

Fernando Correa

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 11:39

Ah outra opção para baixar os XML´s de todos os estados...pelo site www.nfe.fazenda.gov.br ...

Lá é apresentado o resumo da NFe e com o certificado digital ah opção de baixa do xml.

Muito bom ....

E logo mais ficaremos livres desta mau gestão do xml teremos a manifestação do destinatário onde faremos a confirmação do recebimento da mercadoria e teremos a opção de baixa dos xmls.

Fernando Maia

Fernando Maia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 12 anos Quinta-Feira | 5 abril 2012 | 13:36

Prezados,

Já deve ser de seu conhecimento, que no dia 07/03 houve atualização sim no site da SEFAZ, tal, fez com que vários programas de contabilidade parassem de funcionar, tanto, que a FENACON tentou intervir (FONTE: http://www.fenacon.org.br/ultimas.php?home=1&id=1186).

Tenho o prazer em informar, que atualmente apenas o Auxílio NF-e continua baixando os XMLs. (pode procurar no google).

Sabemos o quando é importante para as empresas este recurso. Pensando nisto, foi criado um aplicativo que já se adaptou as alterações da SEFAZ, já sendo possível recuperar os XMLs de seus fornecedores/clientes!

Baixe Aqui

Att. Fernando Maia

SELMA A VIDAL

Selma a Vidal

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 11:14

Bom dia, tenho uma empresa que neste mes agora de abril ela vai começar a fazer a importação do arquivo, eu sou da áriea fiscal e vou ter que aprender a transmitir, não sei nada, já pedi ajuda a meu sistema que é londrisoft, o arquivo que eles passaram é TXT, não XML, dai para frente vou precisar de ajuda, agradeço se alguem de vcs poderiam me orientar neste processo do zero, obrigada.

Fernando Maia

Fernando Maia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 11:46

Uillams Morais, obrigado.

Aguarde novidades ele ficará ainda mais prático e com novos recursos!

Selma, acredito que deva existir um manual acompanhando o sistema, não? Se precisar de ajuda, pode entrar em contato comigo: @Oculto

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.