x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 294

Debora Medeiros

Debora Medeiros

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 17:36

Boa tarde pessoal!

Estou com uma duvida, meu cliente vai compra cappuccino de 200G para revender do estado do Paraná, lá o cappuccino não e ST mais aqui em Minas sim. Com NCM 2101.11.90. Ele e Industria do Lucro presumido, mas o cappuccino vem pronto e só revenderá.

Então:

1 - Ele vira com alíquota interestaduais de 12%, posso aproveitar este credito normalmente?
2 - Quando ele vier com o ST destacado eu posso aproveitar este valor também? Debitar e Creditar o ICMS ST?
3 - Quando eu revender também tenho que destacar o ICMS ST?
4 - Quando eu vender para consumidor final eu vendo ST tb? Porque vou pagar o ST na compra?

Desde já agradeço.

JEFFERSON DOS SANTOS

Jefferson dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a) Marketing
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 12:08

Olá, Débora!

1 - Ele vira com alíquota interestaduais de 12%, posso aproveitar este credito normalmente?
2 - Quando ele vier com o ST destacado eu posso aproveitar este valor também? Debitar e Creditar o ICMS ST?

Não poderá aproveitar o crédito a apuração do ICMS normal, pois no cálculo da ST já é feito a confrontação do débito e do crédito.

3 - Quando eu revender também tenho que destacar o ICMS ST? Se a venda for interna não terá que destacar, mas vale lembrar que deverá informar o CST 60 (ICMS cobrado anteriormente por ST).

4 - Quando eu vender para consumidor final eu vendo ST tb? Porque vou pagar o ST na compra?
Quando você comercializar a mercadoria internamente, não terá a incidência do imposto, pois o ICMS ST já foi recolhido de forma antecipada.

Pra auxiliar nos cálculos de ST das notas de compra te recomendo o Tributei. Por meio do arquivo XML o sistema realiza o cálculo do ICMS-ST de forma automatizada, e identifica se na nota tem saldo a recolher, se tem cobrança indevida, além de te fornecer informações de custo com ST para auxiliar na precificação. O sistema possui teste grátis.

Link para o teste grátis: www.tributei.net/mg

Cofundador do Tributei - 
Baixe NFe direto da SEFAZ, calcule ICMS-ST e DIFAL e gere guias automaticamente - 
www.tributei.net

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.