x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 2.225

NOTA FISCAL DE ENTRADA PRÓPRIA

EMILY SOUZA

Emily Souza

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 27 maio 2021 | 16:04

Boa tarde pessoal, beleza?

Estou com uma pequena dúvida referente a nota fiscal de entrada própria, a situação é a seguinte:

Meu cliente emitiu uma nota de devolução errada, faltando a informação do IPI, foi retornado pra ele sobre o erro, porém foi fora do prazo de 24hrs, ou seja, não tem mais como cancelar a nota para emitir novamente, o fornecedor fez a recusa da nota e passou para o meu cliente que precisa fazer uma nota de entrada própria, para assim poder emitir uma nova nota de devolução.

Minha dúvida é, essa nota de entrada própria é feita somente para o produto entrar no estoque, sendo assim para fins de escrituração fiscal, eu não poderia ja emitir a nota de devolução OUUUU não teria problema eu ja emitir a de devolução? 
Eu nunca fiz uma nota de entrada própria então sou bem leiga nessa questão.

Desde ja, muito obrigada.

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Sábado | 29 maio 2021 | 14:26

Emily, 

Seu cliente deverá emitir nota fiscal de entrada (em virtude da recusa) e posteriormente a nota fiscal de devolução.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Segunda-Feira | 31 maio 2021 | 09:44

Emily,

Você deve utilizar:
1.202 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros
1.411 - Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2021 | 11:10

Bom dia Colegas

Tenho a seguinte situação: PJ revendeu para PF e o produto apresentou defeito. Foi emitido uma nf-e de entrada pela própria PJ porém foi identificado que a quantidade do produto estava superior ao revendido. Como faço para corrigir essa divergência? 

Obrigado.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.