x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 86.870

Divergência CF04 - GIA X GIA DA EFD IPI NÃO CREDITADO

Mariana de Souza Pereira

Mariana de Souza Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2021 | 10:45

Bom dia, está apresentado o erro: Divergencia CF04 - Operações sem Crédito de Imposto - Isentas e Não Tributadas + Operações sem Crédito de Imposto - Outras, este erro apresenta quando a nota tem IPI não creditado, estamos colocando o ajuste conforme o manual Portaria CAT 66/2018, que fala: É necessário informar o código SP90090104 no registro C197 para a colunas isentas/não tributadas. E mesmo assim quando consulto na Sefaz apresenta divergência.

|C190|041|1556|0|1275|0|0|0|0|0|0||
|C195|4|OBSERVAÇÃO PARA O IPI NÃO CREDITADO R$ 146,87|
|C197|SP90090104|1556|||0,01|0|0|

Por favor, preciso de uma ajuda para verificar o que estamos fazendo de errado. Mais alguém com este problema?

Maiara

Maiara

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2021 | 16:07

Oii Mariana,
Pelo o que eu entendi, o ajuste do C197 tem que ser com o valor da coluna "outras" e não com valor zerado e com alíquota de 0,01 como você fez.
Entendi que só vamos usar o ajuste com valor zerado, no caso de compras para revenda, com IPI destacado, onde a coluna "outras" fica zerada (com crédito de ICMS e sem crédito de IPI). 
Vi um outro fórum aqui no site com título de "Eliminação da Gia SP - Projeto Piloto" e o Carlos respondeu:

Referente ao valor do IPI, correspondente as operações que são vedadas a utilização do crédito (uso e consumo, etc) estou
procedendo a escrituração do SPED Fiscal da seguinte forma: 
Registro C100;
- valor do documento R$ 406,12
- valor da mercadoria R$ 393,85 
Registro C170:
- valor do item R$ 393,85 
Registro C190
-valor da operação R$ 406,12 

Nos Registros acima não há segredo, era o método que utilizamos antigamente e não acusa erros e sequer advertências, no entanto, com a GIA do SPED,  divergências foram detectadas entre a GIA ICMS e a Gia do SPED, as quais resolvermos da seguinte forma:  

Abrimos os Seguintes Registros;
Registro 0460
Código de observação lançamento – A90104
Descrição da observação – SP valor correspondente a valor Isentas/Nãotributadas e Outras  
Registro C195
Código de observação lançamento – A90104
Descrição complementar – Valor correspondente ao IPI não creditado no valor de R$ 12,27
Registro C197
Código do Ajuste – SP90090104
Descrição complementar do ajuste do documento fiscal – 1556 “neste campo incluímos o CFOP”
Outros valores – R$ 393,85 

Os demais campos “Código do Item, Alíquota do ICMS, Base de Cálculo e Valor do ICMS” do Registro C197 constam sem informação. 
Não sei se o método que utilizo está correto, no entanto, este procedimento eliminou as divergências entre a GIA ICMS e GIA do SPED que se relacionava ao valor do IPI não aproveitado.

Maiara

Maiara

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2021 | 15:19

Na Gia, no campo "outros impostos" você preenche o IPI conforme abaixo?
Vi em um curso que deve ser dessa forma e eu fazia errado, vou testar esse mês. 

"O objetivo do campo "outros impostos" é que o "valor contábil" bata com a soma dos outros campos.
Se o IPI não faz parte da base de cálculo do ICMS (sendo creditado ou não) o IPI é informado em "outros impostos" da Gia.
Já se o IPI faz parte da base de cálculo do ICMS, o IPI não deve ser informado."

SILVANA APARECIDA PINTO

Silvana Aparecida Pinto

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Terça-Feira | 31 agosto 2021 | 16:42

Mariana boa tarde
Eu entendi que o valor da mercadoria precisa estar com o Ipi Incluso no sped
Assim o registro C100, C170 e C190 ficam pelo total com IPI
Penso eu que o registro C197 deva ser pelo valor liquido pra ficar igual a coluna outras da gia. e pra atender ao artigo 214/215

Fiz um caso assim e sumiu a rejeição

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 1 ano Quinta-Feira | 1 setembro 2022 | 15:14

boa tarde

Como ver se a inconsistência sumiu antes de enviar o sped, tem algum programa, validador pra gerar antes?

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
FABIO EDUARDO MOREIRA DE SOUZA

Fabio Eduardo Moreira de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 7 outubro 2022 | 09:50

Bom dia a todos,
Maiara, em relação a sua explicação ficou muito bom o post em 26/08/2021, mas só não entendi o porque no SPED FISCAL referente ao valor do IPI, correspondente as operações que são vedadas a utilização do crédito (uso e consumo - cfop 1.556 como exemplo) você procedeu a escrituração do SPED Fiscal de forma diferente da minha escrituração que ficou da seguinte forma:
Registro C100;
- valor do documento R$ 406,12
- valor da mercadoria R$ 406,12 
Registro C170:
- valor do item R$ 406,12 
Registro C190
-valor da operação R$ 406,12 

Nota: Eu entendo que os registros acima devam ser informados com o IPI R$ 12,27 (CFOP 1.556), conforme o guia prático.

Registro 0460
Código de observação: 1
Descrição da observação – CFOP 1.556 - Ajuste do IPI  
Registro C195
Código de observação lançamento: 1
Descrição complementar – Deixei em branco
Registro C197
Código do Ajuste – SP90090104
Descrição complementar do ajuste do documento fiscal – 1556 “neste campo incluímos o CFOP”

(Informação Maiara): Os demais campos “Código do Item, Alíquota do ICMS, Base de Cálculo e Valor do ICMS” do Registro C197 constam sem informação. Não sei se o método que utilizo está correto, no entanto, este procedimento eliminou as divergências entre a GIA ICMS e GIA do SPED que se relacionava ao valor do IPI não aproveitado. (Observação Fábio: Eu entendo que resolveu o ajuste de R$ 12,27 IPI, porque você informou nos Registros C100 valor da mercadoria R$ 393,85 e no registro C170 valor do item R$ 393,85. Enfim, de acordo com o guia prático do SPED FISCAL esses campos devem ser informados com a soma do IPI não creditado, ou seja, R$ 406,12. (R$ 393,85 outras de ICMS na GIA + R$ 12,27 outros impostos na GIA).

Conclusão, também estou tendo divergências apontadas pela SEFAZ em relação ao CFOP 1.556 - ajuste do IPI. A conta não fecha, e não sei aonde consigo resolver e eliminar essa divergência, já fiz de tudo no registro C197 e não ajusta de forma alguma! (Lembrando que todos os campos dos registros C100, C170 e C190 estou informando sempre o valor total com IPI).

Se alguém puder contribuir de acordo com a legislação, como ajustar o IPI em relação ao CFOP 1.556 e eliminar a divergência será bem vindo o detalhe dos registros de um forma que todos entendam... 

Vamos aguardar...

Cristiane D'Arc Alves

Cristiane D'arc Alves

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 1 ano Terça-Feira | 25 julho 2023 | 17:35

Boa tarde!

Eliminamos as divergências realizando os seguintes passos: 
Registro 0460
Criamos dois códigos:
CFOP + IPI ............. Ex: CFOP 1556 IPI
2º CFOP.......................Ex: CFOP 1556


Registro C195
Inserimos os dois código criados acima;
Descrição complementar: Informamos o ajuste a ser realizado;
Ex: CFOP 1556 IPI ..........................AJUSTE PORTARIA CAT662018
Ex: CFOP 1556 ..........................AJUSTE PORTARIA CAT662018

Registro C197
1º ajuste:
Código do Ajuste: SP90090104;
Descrição complementar do ajuste do documento fiscal: 1556 ;
Alíquota do ICMS (%): 1,00%
Valor do ICMS: 0,00;
Outros valores: 0,00
(demais campos deixamos em "branco").

2º ajuste:
Código do Ajuste: SP90090104;
Descrição complementar do ajuste do documento fiscal: 1556 ;
Outros valores: Valor total das mercadorias sem IPI
(demais campos deixamos em "branco").

Na GIA informamos os valores do IPI no campo "OutrosImp", e ele é somado aa colunas "base" e "isentas" para chegar no total do valor contábil.

Espero ter ajudado.


Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 50 semanas Quarta-Feira | 6 setembro 2023 | 16:45

Mariana de Souza Pereira pode por favor passar seu e-mail de contato para tirar uma dúvida sobre SPED quando não temos o credito do IPI>

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.