x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.831

SIMPLES NACIONAL - VENDAS COM CARTÃO CRÉDITO / DÉBITO

Eduardo César

Eduardo César

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 21 setembro 2021 | 11:31

Bom dia !

Por gentileza, preciso de auxílio na seguinte questão:

Empresa do Simples Nacional, "Restaurante e Similares" (CNAE 56.11-2/01) como atividade principal, efetua suas vendas de açai(acrescentado de ingredientes), crepes e sorvetes em seu estabelecimento para consumidor final e através de IFOOD via cartão de crédito e débito.

DÚVIDA:

1-  Esta empresa não possui máquina para emissão de Cupom Fiscal; está obrigada a emitir Nota Fiscal ?
2 - Como informar a receita / faturamento para gerar a guia de pagamento da DAS ?

Gratos a todos que puderem dar-me orinteção.

Eduardo César

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 08:36

Eduardo César, eu também estou com a mesma dúvida, porem com a falta de retorno de alguém mais experiente responder seu tópico andei consultando algumas pessoas da área aqui na minha cidade onde me instruíram a tributar no PGDAS toda movimentação recebida via conta corrente da pessoa jurídica. Se você tiver algum outro retorno peço por gentileza que compartilhe comigo.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Daniel Rosa

Daniel Rosa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 09:00

Prezados,
O ideal é a empresa se adequar para emitir a NFC-e ou NF-e acobertando qualquer venda realizada no cartão de crédito e/ou débito.

Enquanto ainda não tiver implantado o sistema para emissão de documento fiscal, o certo é apurar na PGDAS-D toda a movimentação mensal realizada nas máquinas de cartão, pois, se omitir receita proveniente de cartão, a empresa fica sujeita à notificação da secretaria estadual.

Allan R.

Allan R.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 09:07

Prezados Bom Dia, 

O ideial é realizar a apuração considerando toda movimentação, principalmente a movimentação da maquina de cartão uma vez que a SEFAZ faz o cruzamento dos dados entre PGDAS e a movimentação da maquina de cartão, evitando assim uma malha fiscal.


Eduardo César

Eduardo César

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 24 setembro 2021 | 09:15

Bom a todos !
Obrigado a todos pelas respostas, mas a opinião do Daniel Rosa me parece mais adequada para a situação. Irei proceder desta forma e orientar o cliente adquirir ECF-SAT para evitar sansões do fisco.

Grato a todos pela atenção.

Eduardo César

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.