x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 20.652

N.F.Complementar de IPI

FRANCISCO OLIVEIRA

Francisco Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 16:46

Prerzados colegas,

Estou com duvidas quantao ao real valor de uma N.F.Complementar, haja vista que um determinado cliente do escritorio recebeu uma N.Fiscal sem o destaque do IPI, e como o adquirente é atividades somente de comercio e nao se apropria de credido de IPI, nada houve que fizesse ele perceber este erro. Agora depois de uns dias, o fornecedor manda uma N.F.Complementar. O problema, ao meu ver, é que no meu caso, a N.F. era de R$ 1.000,00 sem destaque de IPI, e como a aliquota do IPI é de 5,00%, entendo que a N.F.Complementar deveria ser de R$ 50,00. Porém o fornecedor mandou uma de N.F.Complementar de R$ 1.050,00!!
Alguem pode medizer qual deveria ser o real valor da N.F.Complementar??

Grato.

Juliana Tiemi Fujii

Juliana Tiemi Fujii

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 18 maio 2010 | 12:08

Francisco, boa tarde.

Realmente se a NF é complemento de IPI deveria sair só com o valor do IPI, e com o valor total da NF, os dois campos deveria ser de 50 reais.

Eu aconselho você ligar para o fornecedor, e perguntar o motivo dele ter somado novamente o valor do produto na NF complementar.

A não ser que ele tenha feito outra NF de venda, e foi combinado do seu cliente devolver a primeira NF pro fornecedor, mas se foi esse o combinado a segunda NF não pode estar dizendo que é uma NF complementar, a segunda NF teria que sair como venda de mercadoria normalmente.

espero ter ajudado, qualquer coisa escreva novamente.

Jú Fujii

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 08:12

Francisco,

Efetivamente houve um erro. A NF complementar - como o próprio nome indica - deveria ser emitida apenas para o destaque o IPI. Portanto, ela deveria ter o valor de RS.

Para corrigí-la acredito que o fornecedor possa cancelá-la emitindo uma NF complementar pelo valor correto. Note que essa solução só é possível por que não houve saída de mercadoria, uma vez que se tivesse havido saída de mercadoria não seria possível seu cancelamento.

Andressa Pereira dos Santos Almeida

Andressa Pereira dos Santos Almeida

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 09:05

Bom dia, Estou com duvida em relação a contabilização de uma NF complementar de IPI

Por gentileza, alguem poderia verificar se estou contabilizando corretamente?

Conta contábil Diário Valor na moeda Tipo de lançamento
1.1.02.01.0001 DUPLICATAS A RECEBER 400 Saldo do cliente
1.1.02.04.0002 IPI A RECUPERAR -400 Receita do cliente
2.1.01.03.0009 IPI A RECOLHER -400 Imposto sobre vendas
3.1.01.02.0005 IPI SOBRE FATURAMENTO 400 Imposto sobre vendas

Devido ao IPI ser agregado ao valor da NF (ao lançar uma NF complementar do mesmo deve-se gerar um titulo p/ receber o valor do imposto pelo cliente)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.