x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 11

acessos 1.804

Escrituração fiscal

Rose Pedrico

Rose Pedrico

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 22 maio 2010 | 19:26

Um cliente abriu uma empresa com atividade principal em representação comercial , antes de sua abertura havia adquirido mercadoria de fornecedores no ano de 2009 na sua pessoa física. Como devo lançar essas compras? Essa empresa pode comprar essas mercadorias do proprio sócio e qual CFOP devo utilizar para lançar essas entradas na empresa?
Se tiverem outra alternativa .Por favor me ajudem.
Se trata de uma empresa de Lucro presumido.
Obrigada

Rose Pedrico

Rose Pedrico

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 14:31

Olá Silvio.
Exato. Essa empresa tem como atividade principal a representação comercial, mas atualmente o seu forte é a comercialização.

Obrigada.

MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 15:26

Boa tarde, a todos os colegas, vamos la Sra. Rose:

Representante Comercial Autônomo: que exerce exclusivamente a mediação para a realização de negócios mercantis, nos termos do art.1º da Lei nº 4886, de 09/12/1965, quando praticado por conta de terceiros (recebimento de uma comissão pela intermediação), são tributados na pessoa física, é irrelevante para efeitos do imposto de sobre a renda, a existência de registro, como firma individual na Junta Comercial e no CNPJ.

No caso de o representante comercial executar os negócios mercantis por conta própria (compra e venda de mercadorias), ele adquire a condição de comerciante, independentemente de qualquer requisito formal, ocorrendo neste caso, para efeitos tributários, equiparação da empresa individual a pessoa jurídica, sendo seus rendimentos tributados nessa condição

Bem Sra. Rose, vamos partir do principio que sua empresa de representação comercial é uma Sociedade Empresaria limitada é tem uma Inscrição Estadual para poder comercializar mercadorias, certo?

1-Voce deverá fazer uma nota de entrada, para poder registrar estas mercadorias em sua empresa: (aquisição de uma pessoa física)

Veja artigo 136 do Ricms/SP:

No momento em que entrar no estabelecimento, real ou simbolicamente, mercadoria ou bem:

a)-novo ou usado, remetido a qualquer titulo por produtor rural ou por pessoa natural ou jurídica não obrigada a emissão de documentos.

2-O cfop vai depender de qual será o destino desta mercadoria para sua empresa (comercialização, imobilizado ou consumo)..ok

Bem espero ter ajudado você Sra. Rose

Marcos

Rose Pedrico

Rose Pedrico

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 maio 2010 | 16:30

Ola amigos!!!

Acho que devo retificar a pergunta acima:
A dúvida real seria qual o CFOP pela entrada. Uma vez se tratando de mercadoria adquirida de terceiros para comercialização, ela também é uma transferência. Afinal o capital designado a esse movimentos é capital que faz ou esta fazendo parte do capital social da empresa.
Enfim o que me preocupa, é nao tributa-la de forma incorreta.
Mas mesmo assim, ao falarmos nesse assunto, ja abriram se umas janelinhas para entender melhor o ciclo desse movimento .
Obrigada pela ajuda

Daniel Pereira de Oliveira

Daniel Pereira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 14:23

Boa Tarde.

Estou verificando o livro de entrada de uma Empresa Tributada pelo Lucro Real e constatei que várias Notas Fiscais de Serviços foram incluidas no Livro para apuração do ICMS. Achei estranho e fui informado que nesse livro devem estar registrado todas as notas fiscais que entram na Empresa. Alguem poderia me informar se essa informação procede?

Silvio Scolaro

Silvio Scolaro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 14 anos Sábado | 29 maio 2010 | 12:58

Boa Tarde,
Daniel.

Procede sim, sua informação esta correta. No Livro de Entrada pode ser escrituradas NFs de serviços, Coluna de Icms e IPI como isento, COFP 5933.

Grande abraço.

"A força de uma muralha depende do tamanho da coragem do samurai que a defende"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.